segunda-feira, 23 de setembro de 2013

SAÚDE: HDM E HRJ ALERTAM PARA IMPORTÂNCIA DA APRESENTAÇÃO DE PRINCIPAIS DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO NO MOMENTO DO ATENDIMENTO

O Hospital Dom Malan/IMIP e o Hospital Regional de Juazeiro/IMIP são referências em assistência médica na região do Vale do Submédio São Francisco, o primeiro no atendimento materno-infantil e o segundo em especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Queimados e Oncologia. As unidades de saúde abrangem uma área de 52 municípios que fazem parte da Rede Pernambuco/Bahia, cerca de um milhão e oitocentos mil habitantes.

Devido a grande demanda de usuários assistida, os hospitais ressaltam a importância da apresentação de documentos de identificação pessoal e o Cartão Nacional de Saúde (CNS), mais conhecido como Cartão SUS, durante o atendimento.
A supervisora de contas médicas do HDM, Lídia Dias Coelho, afirma que uma grande parte dos usuários não apresentam os principais documentos. “Dentre os documentos relevantes estão a Carteira de Identidade, a Certidão de Nascimento (se for criança) e o Cartão Nacional de Saúde (CNS)”. Cerca de 80% dos usuários do Hospital Dom Malan não apresentam documentação no momento do atendimento”, pontua Lídia.

A supervisora também ressalta que a consulta se torna mais rápida para o usuário que está com toda a documentação em mãos. “Portando os documentos, o atendente do hospital consegue fazer o cadastro em menor tempo, evitando atrasos e filas. O Cartão Nacional de Saúde é um facilitador do acesso à rede de atendimento do SUS”, explica.

A assistente social do HRJ, Samara Oliveira, orienta que os usuários estejam sempre com o Cartão Nacional de Saúde na carteira ou no bolso. No caso da ausência do CNS, é necessário fazer uma consulta na base de dados do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) para verificação da existência do mesmo. “Todas as pessoas que busquem a assistência nos hospitais serão atendidas independente de possuir na hora os documentos ou não”, ressalta.

Em Petrolina (PE), o Cartão Nacional de Saúde pode ser feito em hospitais públicos e no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho.
Em Juazeiro (BA), o usuário que precisar pode procurar hospitais públicos e Postos de Saúde da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário