quinta-feira, 1 de agosto de 2013

COORDENADORES E PROFESSORES DO BRASIL ALFABETIZADO SOCIALIZAM EXPERIÊNCIAS E TRABALHOS DURANTE MOSTRA DE PRÁTICAS EXITOSAS

Os 106 professores e 20 coordenadores do programa Brasil Alfabetizado de Juazeiro participaram na manhã desta quarta-feira (31) de uma Mostra de Práticas Exitosas que aconteceu no Instituto Federal da Bahia (IFBA), localizado na antiga escola Companhia de Navegação. A iniciativa da Secretaria de Educação e Esportes tem como objetivo compartilhar as produções dos alunos e educadores, além de observar a maneira com que as instruções e intervenções das formações continuadas estão chegando à sala de aula.

“A formação continuada é uma política educacional muito forte nessa gestão e ela acontece para todos os profissionais que trabalham no setor. Acompanhamos e formamos em serviço os coordenadores e professores do Brasil Alfabetizado, e esperamos que essas orientações cheguem ao aluno. A Mostra é uma oportunidade de termos essa devolutiva e de compartilhar com os demais as experiências de cada turma. Esse momento é importante inclusive para o aluno, pois estimula a produção de textos, por exemplo, afinal tudo que está sendo exposto hoje foi feito pelos participantes do programa sob a orientação dos educadores”, explicou a coordenadora geral, Roneide Gomes.

De acordo com a coordenadora que trabalha em Juremal, Janaina Cordeiro, a formação continuada tem grande valor para os profissionais que trabalham com o Brasil Alfabetizado e a Mostra é uma excelente oportunidade para aprender um pouco mais com os colegas. “Tudo isso melhora as nossas práticas em sala de aula”, garantiu a educadora. Segundo Janaína, a produção dos trabalhos para exposição estimulou bastante a sua turma. “Eles se sentiram valorizados, inseridos na sociedade e especiais ao saber que outras pessoas iriam ver o resultado dos seus esforços. O trabalho do Brasil Alfabetizado é também de resgate, inclusive da autoestima, e a Mostra auxiliou bastante nesse sentido”, relatou.

Da turma da professora Edilene Ferreira saíram depoimentos e contos, produzidos a partir da leitura do livro “Limpador de Placas”, que compuseram uma colcha de retalhos. “Eles leram o livro e produziram textos sobre a importância da leitura. Então, nesse caso nós trabalhamos também a escrita. Meus alunos ficaram bastante alegres e pediram para ver as fotos da exposição com os trabalhos deles. As turmas do Brasil Alfabetizado têm suas particularidades e um tempo próprio para assimilar o aprendizado, mas com todas as orientações que nós recebemos da secretaria fica fácil driblar os obstáculos e fazer com que eles tenham interesse não só de se alfabetizar, mas também de continuar os estudos no programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), que é nosso maior desafio”, concluiu.

O Programa
O Programa Brasil Alfabetizado é uma porta de acesso à cidadania e tem como objetivo elevar a escolaridade daqueles que não frequentaram ou não tiveram acesso à escola, na idade adequada. Desenvolve-se em parceria com os estados, municípios, instituições de ensino superior e organizações da sociedade civil. Em Juazeiro conta com o apoio da prefeitura, através da Secretaria de Educação e Esportes. Em 2013 está atendendo 1.293 alunos em 114 turmas da sede e interior.


Por Anna Monteiro / SEDUC

Defesa Civil de Juazeiro e 72º BI convocam proprietários de caminhões-pipas

Nenhum comentário:

Postar um comentário