quinta-feira, 6 de junho de 2013

Bahia Pesca passa emitir Declaração de Aptidão ao Pronaf a partir de julho

Apartir do mês de julho, a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), vai emitir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento utilizado como identificação do produtor familiar para acesso a políticas públicas.

O anúncio foi feito esta semana pelo presidente da instituição, Cássio Peixoto, durante o lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento do setor, por meio de linhas de crédito para aumento de produção, geração de emprego e renda.

"Estruturar políticas públicas é garantir direitos, viabilizando o desenvolvimento da atividade com competência, a partir dos recursos disponibilizados por agentes financeiros", explicou a superintendente federal da Pesca e Aquicultura na Bahia, Sílvia Cerqueira. "O desafio é enorme, mas precisamos promover essa aproximação entre o produtor, os agentes financeiros e as instituições públicas em prol da pesca e aquicultura em nosso estado."

Incentivo - Peixoto falou sobre a necessidade de impulsionar o segmento. "Nosso papel é incentivar o produtor a aprimorar técnicas de manejo e cultivo, ampliar a assistência técnica, investir em tecnologia e pesquisa, modernizar equipamentos e renovar a frota de embarcações para estruturar a cadeia produtiva", enfatizou.

Ele ressaltou ainda a importância do cadastramento dos pescadores e marisqueiras no CadCidadão, sistema criado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), também vinculada à Seagri, para facilitar o acesso aos benefícios oferecidos pelo Estado dentro do Programa Vida Melhor.

Mais 350 equipamentos de proteção individual serão entregues amanhã
A Bahia Pesca também vai entregar, amanhã, 350 equipamentos de proteção individual (EPIs) a marisqueiras de seis municípios baianos.

A distribuição faz parte do Programa Melhoria das Condições de Trabalho e Renda das Marisqueiras, realizado pela empresa em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM).

O conjunto, confeccionado à base de Fator de Proteção Ultra-Violeta (FPU) e com tecido especial vai proteger a pele, minimizando a incidência de câncer, desidratação, envelhecimento precoce e cortes nas mãos e pés de mulheres que atuam na mariscagem nos municípios de Prado, Itacaré, Camamu, Igrapiúna, Valença e Canavieiras.

"O material visa economia, proteção e saúde para essas mulheres que enfrentam o sol forte para desenvolver suas atividades", afirma o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto. Segundo ele, com os equipamentos as trabalhadoras terão condições seguras de atuação, gerando mais renda para suas famílias.

Os kits, que serão distribuídos pela Bahia Pesca com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), por meio da Companhia de Ação Regional (CAR), são compostos por camisa de manga comprida, calça, boné, bota ou sapatilha emborrachada e luvas.


REMANSO BA: MUNICÍPIO REALIZA 5ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES

Nenhum comentário:

Postar um comentário