terça-feira, 23 de abril de 2013

SECA: PREFEITOS VÃO AO CONGRESSO PEDIR SOCORRO

Mais de 100 prefeitos de cidades de praticamente todas as regiões da Bahia vão à Brasília nesta quarta-feira (24) encontrar os deputados e senadores que representam o estado no Congresso.

Na pauta mais uma vez a necessidade de medidas emergenciais e estruturantes no combate à seca e a compensação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em virtude da brusca queda provocada pela redução do IPI para automóveis e produtos da linha branca.

Maior estado do Nordeste, a Bahia também é o mais impactado pelos efeitos da seca. Ao todo são mais de 400 mil quilômetros quadrados atingidos, representando 70% do território baiano, colocando em estado de emergência 252 municípios, totalizando 2.821.578 pessoas, de acordo com dados da Coordenação Estadual de Defesa Civil da Bahia (Cordec) em 23 de abril de 2013.

O quadro tem piorado com a intensificação do êxodo rural das famílias sertanejas que deixam seus lares em busca de emprego no sul e sudoeste do país.

As prefeituras baianas vivem a beira de um colapso. Mais da metade do estado está enfrentando sérios problemas financeiros e sociais em virtude da pior seca que atinge a Bahia nos últimos 60 anos. E para piorar, ainda houve a inesperada surpresa da prorrogação da redução do IPI o que atingiu diretamente o FPM.


Mais de 80% dos brasileiros acham que é fácil desobedecer lei no país, diz pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário