Cerca de 300 pessoas, entre conselheiros, técnicos do TCE, prefeitos, secretários municipais, estaduais, servidores públicos e presidentes de câmaras de vereadores lotaram o auditório. O evento teve a parceria com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e Instituto Rui Barbosa (IRB), além da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães.
“Os desafios do desenvolvimento na perspectiva dos municípios e dos pequenos negócios” é o nome da primeira palestra, ministrada pela doutora em Economia Pública e Organização do Território, economista e socióloga Tânia Bacelar. Sua abordagem focou as tendências recentes, os municípios do interior e os pequenos negócios no estado de Pernambuco.
A segunda palestra, “A Lei Geral como política pública de desenvolvimento local”, apresentada pela técnica de auditoria e professora de licitações e contratos da Escola de Contas Professor Barreto Guimarães, Ana Tereza Coelho, teve o objetivo de orientar como ocorre a aplicação na legislação da Lei Complementar nº 123/06.
Com a frase “igualdade não significa justiça”, o prefeito de Petrolina, Júlio Lossio, iniciou sua apresentação sobre as “Experiências de Sucesso para o Desenvolvimento Municipal”. Lossio foi o vencedor do “Prêmio Sebrae Governador Barbosa Lima Sobrinho” para o prefeito Empreendedor.
Ele falou sobre temas como saúde, educação, ação social, desenvolvimento econômico, e outros assuntos do dia-dia de um prefeito de um município. O diferencial de sua explanação foi as comparações com o dia-dia de gastos de um casal, por exemplo, que arrancou risadas dos presentes.
No encerramento do encontro, o gerente da Unidade de Políticas Públicas - Sebrae Nacional, Bruno Quick, ministrou o “Projeto Prosperar: a força dos pequenos negócios no desenvolvimento dos municípios – uma parceria estratégica para o PE e o Brasil”.
Assessoria de Comunicação da PMP
Nenhum comentário:
Postar um comentário