Diante da série de especulações que circunda a Esplanada dos Ministérios desde o fim das eleições municipais do ano passado, a presidente Dilma Rousseff incumbiu a ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas, de negar nesta sexta-feira que o Palácio do Planalto esteja preparando uma reforma ministerial. E a negativa foi reforçada por uma nota publicada pelo Planalto sob o título de "Presidenta não prepara reforma ministerial".
Os boatos sobre remanejamentos na Esplanada dos Ministérios se devem à necessidade de a presidente agradar aliados, como retribuição aos apoios regionais nas eleições municipais, mas principalmente como preparação para a disputa eleitoral de 2014. Nos últimos dias, Dilma chegou a receber dois ex-ministros que deixaram suas pastas no primeiro ano de governo da presidente devido a denúncias de corrupção.
Como o senador Alfredo Nascimento (PR) e o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, voltaram ao Palácio do Planalto na semana passada na condição de interlocutores partidários, as especulações de reforma ganharam força. E, apesar da nota presidencial, seguem as apostas, como mostra a reportagem da agência Reuters que dá conta de que a reforma apenas foi adiada para março.
Leia a nota dibulgada pelo Planalto na tentativa de dar fim às especulações:
A presidenta Dilma Rousseff não está preparando uma reforma ministerial, esclareceu na tarde desta sexta-feira (15) a ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas, em conversa com jornalistas no Palácio do Planalto. O esclarecimento foi dado em decorrência das insistentes demandas jornalísticas sobre eventual mudança nos comandos de ministérios. A ministra informou ainda que a agenda da presidenta na próxima semana está ocupada com uma série de eventos, como o anúncio de medidas do Brasil Sem Miséria, a audiência com o primeiro-ministro da Federação da Rússia, Dimitri Medvedev, e a viagem para a África.
BRASIL 247Internacional - Chávez aparece em fotos, mas tem dificuldades para falar
Nenhum comentário:
Postar um comentário