sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Juazeiro - 20ª escola climatizada do município é entregue em Pinhões

A realidade da Escola Municipal Raimundo Clementino de Souza em 2013 começa bem diferente da vivida nos últimos 20 anos, desde a sua criação. A unidade de ensino, que possuía apenas 2 salas de aula e um pequeno pátio para atender à demanda de alunos do distrito de Pinhões, agora conta com nova estrutura. A reforma, ampliação e climatização foram entregues na noite desta quinta-feira (21) pelo poder público municipal e recebida com muita emoção pela comunidade.

A trajetória da escola foi contada pelos profissionais, que escolheram a professora Cláudia Simone Rodrigues para relatar a luta. “A Raimundo Clementino de Souza foi fundada na década de 80, inicialmente apenas com o primário, e só no ano de 1988 criado o curso ginasial. A demanda foi gradativamente aumentando e quando o prédio já não comportava mais a quantidade de alunos os mesmos foram divididos em três locais, ficando a escola descentralizada”, iniciou.

“Em 2012 conseguimos fazer pequenos reparos com os recursos provenientes do Programa de Autonomia Financeira para a Escola – Proafe, implantado por essa gestão. Já foi uma melhoria, entretanto precisávamos de muito mais. A obra tão desejada chegou e hoje nós podemos dizer que o sonho virou realidade. Apenas com a sensibilidade dessa gestão, que olha para a educação e o interior com muito carinho e responsabilidade nós conseguimos superar esses anos de precariedade e entrar em uma nova era para a construção de uma educação de qualidade”, complementou a professora.

Bastante orgulhoso, o senhor Raimundo Clementino de Souza (mais conhecido por Neném de Caruá) agradeceu. “Essa é uma noite de festa que Pinhões merece comemorar. Receber uma escola de primeiro mundo como essa e que ainda leva o meu nome, sem dúvida, é motivo de grande alegria para nós”. Esta mesma felicidade pôde ser percebida nos pais, alunos, educadores e direção da escola. “Me sinto realizada. Ver um prefeito tão preocupado com a educação me emociona e me faz acreditar em um futuro melhor”, expressou a gestora Sidneide Rodrigues.

A mãe Maria Helena Pereira da Costa também reconheceu. “Tudo vai melhorar. Minha filha está empolgadíssima para vir para a escola. Uma obra como essa mexe, inclusive, com o psicológico dos alunos porque ao verem a sala de aula nova, limpa e climatizada eles vão ter mais vontade de estudar e cuidar”. A professora Edmunda Rodrigues dos Reis endossou. “Com certeza a climatização vai parar com o entra e sai de alunos, que usavam a desculpa do calor para não assistir aula”.

Muitos foram os que usaram a palavra para ratificar os avanços da educação, como Jorge Cerqueira, Edmilson Lima, vereador Fabinho e o presidente da APLB Sindicato, Antônio Carlos, que fez questão de prestigiar a entrega de mais uma escola climatizada no interior. “Nas minhas andanças pelo estado tenho levado o nome de Juazeiro como exemplo. Enquanto o governo municipal estiver tratando a educação com essa prioridade e qualidade, estaremos juntos e no mesmo palanque”, afirmou.

O secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, garantiu que a obra segue o mesmo padrão de qualidade de todas as outras já entregues por esse governo. “Fazemos obra para durar, para oferecer dignidade aos profissionais e aos estudantes, e para melhorar a qualidade do ensino. Não existe diferenciação. Todos os bairros, sede e interior merecem tudo de melhor que podemos oferecer”. A Raimundo Clementino de Souza passa a contar com 5 salas de aula, cozinha ampla, pátio coberto, sala de professores, direção, laboratório de informática e três banheiros, sendo um com acessibilidade.

Na oportunidade, o prefeito Isaac Carvalho aproveitou para entregar também o ônibus escolar que atenderá àquela comunidade. “Esse é o primeiro dos 11 que estão chegando. Em breve teremos uma frota de 18, contando com os 7 que já rodam no interior desde 2010. São 20 escolas climatizadas até hoje, na semana que vem entregaremos mais duas, novos ônibus, as bicicletas do projeto Caminho da Escola e muito mais novidades que estão por vir. A educação nesse novo governo continua sendo prioridade”, finalizou.


Anna Monteiro / Seduc

Petrolina - Profissionais são capacitados para intensificar a Busca Ativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário