segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Barreiras e Luís Eduardo irão sediar evento nacional de irrigação


Os municípios baianos de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, no Oeste do estado, irão sediar, em outubro desse ano, a 23ª edição do Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (Conird), evento promovido anualmente pela Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID). Este foi um dos temas da reunião do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, com o presidente da ABID, Helvécio Saturnino, na tarde desta segunda (18) em Brasília. O diretor de Irrigação da Companhia, José Solon Braga, também participou da reunião.
Uma equipe da ABID, encabeçada pelo presidente da entidade, visitará os dois municípios a partir desta terça (19) até sexta (22), numa espécie de missão preparatória para o evento – que, no ano passado, reuniu mais de 600 participantes entre irrigantes, engenheiros, especialistas, professores e estudantes em Cascavel, no Paraná. Técnicos da Superintendência Regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA) acompanharão a visita.
O objetivo é ouvir associações de produtores e irrigantes da região, assim como prefeitos, secretários e professores universitários, para preparar os “dias de campo” – atividade que acontece durante o congresso, e na qual as boas práticas e os desafios são enfatizados por meio de uma visita “in loco” dos participantes do Conird.
A Codevasf é responsável por nove projetos de irrigação atualmente em operação na região: Formoso (Bom Jesus da Lapa), Mirorós (Ibipeba), Formosinho (Coribe), Nupeba (Barreiras), Riacho Grande (Riachão das Neves), São Desidério/Barreiras do Sul (São Desidério), Estreito (Sebastião Laranjeiras e Urandi), Ceraíma (Guanambi), Barreiras Norte (Barreiras e Angical). Nesses projetos predomina o cultivo de frutas, com destaque para a banana. O projeto Baixio de Irecê, em Xique-Xique, está em fase de implantação.
Foto: José Luiz Oliveira/Codevasf
Sento-Sé - Prefeitura inicia reforma da ponte de Ponta D’água

Nenhum comentário:

Postar um comentário