quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

IMPLANTAÇÃO DO ‘ÁGUA PARA TODOS’ EM JUAZEIRO É DISCUTIDA EM REUNIÃO

A Prefeitura de Juazeiro, representada pelo secretário de Agricultura, Josival Barbosa, participou nesta terça-feira (15), na sede da Codevasf, de reunião para tratar da implantação do Programa ‘Água Para Todos’ no município. O programa criado a partir do Plano Brasil Sem Miséria visa à universalização do acesso a água, oportunizando na primeira etapa a implantação de cisternas. De acordo com Ítalo Martins, engenheiro agrônomo do ‘Água Para Todos’, o programa passará a funcionar em Juazeiro na segunda quinzena de março. “Primeiro iremos realizar o levantamento de quantas cisternas o município necessita, em seguida visitaremos todas as comunidades para orientar as famílias e determinar o local adequado para perfuração e implantação das mesmas”, explicou.

Na implantação do programa será enfatizada a contratação de mão de obra local, que será devidamente capacitada e preparada para o atingimento das metas. O município, através da SEADRUMA ficará responsável pelo levantamento das comunidades beneficiárias, disponibilizando também, galpões de fácil acesso nas regiões favorecidas para armazenamento dos equipamentos. Para o titular da SEADRUMA Josival Barbosa, o programa trará grandes benefícios à região. “Em abril de 2012 foi constituído o Comitê Gestor Municipal, incentivado pela secretaria municipal de Agricultura. Nós levantamos demandas, que graças à implantação do ‘Água Para Todos’, serão concretizadas agora. Além dessa conquista, o município tem buscado, junto aos governos estadual e federal, viabilizar outras ações para minimizar os efeitos da forte estiagem enfrentada na região”, declarou.

O coordenador do programa Joselito Menezes finalizou o encontro explicando que as cisternas implantadas, serão as de ‘consumo’, “que captam água da chuva em reservatórios de polietileno, com capacidade de 16.000 litros, cuja água será utilizada para consumo humano”. Vale destacar que o Água para Todos pretende atender as famílias da zona rural que estejam inscritas no Cadastro Único do Bolsa Família, com renda per capta de até R$ 140, 00 e que não tenham sido atendidas por programa similar.


Por Lene Radina/SEADRUMA

CASA NOVA - CONFIRMADO AS BANDAS PARA FESTA DE PAU - APIQUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário