domingo, 11 de novembro de 2012

Projeto na Bahia economizará até 4 bilhões de litros de água por ano


O setor industrial tem empregado cada vez mais soluções sustentáveis para fazer melhor uso dos recursos ambientais e reduzir custos em seus processos de produção. No Polo Petroquímico de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, um projeto desenvolvido em parceria entre a Braskem e a Central de Tratamento de Efluentes Líquidos (Cetrel) promete ser “a maior obra de aproveitamento de águas na indústria”, segundo o coordenador de Meio Ambiente da Braskem, Sérgio Hortélio.
O programa, que deve iniciar as operações ainda no próximo mês, vai implantar um sistema de reuso e reciclo de água industrial e águas de drenagem de chuva do Polo, que atualmente são destinadas para tratamento na Cetrel e depois dispersas pelo emissário submarino. Uma vez tratado, esse efluente será reutilizado nas torres de resfriamento da Braskem, que reduzem a temperatura da água utilizada no processamento de produtos petroquímicos.
Em torno de 500 mil a 800 mil litros de água serão economizados por hora, o suficiente para abastecer uma cidade do porte de Camaçari - ou seja, 4 bilhões de litros anuais. Aproximadamente R$ 19 milhões foram investidos em tubulação, equipamentos e obras realizadas no Polo.
Leia mais no Correio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário