sábado, 10 de novembro de 2012

Agricultura Familiar será destaque no III Congresso Brasileiro do Cacau



“O III Congresso Brasileiro do Cacau é uma grande oportunidade de discutirmos as situações atuais e as políticas futuras de extensão, pesquisa e demais ações voltadas para o fortalecimento da cacauicultura em nível de Brasil e, mais precisamente, em nível de Bahia”. A declaração é do chefe do Centro de Extensão da Ceplac (Cenex), Sérgio Murilo, que destaca ainda a presença forte da agricultura familiar no evento, através de diversas organizações produtivas.
O evento, organizado pelo MAPA/Ceplac, Seagri, UESC e a MarsCacau, tem como tema “Inovação Tecnológica e Sustentabilidade”, e terá início no próximo domingo, 11, às 19 horas com a solenidade de abertura no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus, e se estenderá até quarta-feira, 14.
Segundo Sérgio Murilo, além dos temas inerentes ao setor, a participação do Cenex se dará através da mobilização dos seus técnicos e dos produtores assistidos nos diversos municípios da Região. “Entendemos que é importante a participação de todos na discussão dos temas relevantes para a cacauicultura”.
Ele diz que a agricultura familiar terá presença forte na programação do Congresso. “A Ceplac, através do Cenex, consonante com o momento atual que preconiza ações de fortalecimento desse segmento, não tem medido esforços para a inclusão dessa temática nas estratégias de desenvolvimento rural sustentável, considerando a verticalização da produção e acesso às políticas públicas”.                
Agricultura Familiar - A assessora do Cenex para Agricultura Familiar, Célia Watanabe, informa que no próximo dia 13, terça-feira, a programação do III Congresso Brasileiro do Cacau prevê uma atividade paralela específica sobre Agricultura Familiar, com a participação de cerca de 150 agricultores familiares de vários municípios da região.
Essa mobilização, segundo ela, desenvolvida em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) permitirá que esses produtores falem, num primeiro momento, de suas experiências e dos projetos exitosos desenvolvidos pela Ceplac.
Em seguida será realizada uma mesa-redonda reunindo, além da Ceplac, representantes do MDA, CAR, EBDA e a Superintendência da Agricultura Familiar do Governo do Estado da Bahia, visando, através de uma articulação institucional, à recuperação da produção e produtividade dos cacaueiros e ao fortalecimento da agricultura familiar.
Nessa mesa redonda serão propostas ações como distribuição de material botânico e de insumos; capacitação de técnicos da rede estadual de ATER em modernização da cacauicultura; capacitação em plantio e manejo de mudas clonais junto à Biofábrica; implantação de áreas demonstrativas (SAF); capacitação em melhoria da qualidade do cacau e recuperação das instalações de estruturas de beneficiamento do cacau; verticalização da produção com agregação de valor; e apoio à organização social/produtiva com o fortalecimento das associações e cooperativas; crédito rural.
Célia Watanabe diz que é “importante ressaltar que algumas dessas ações são colocadas como prioritárias no âmbito do Cenex e algumas já são desenvolvidas”. Mais informações sobre a programação e inscrições para o congresso podem ser obtidas pelo telefone  (73) 3214-3203 ou no site da Ceplac, em www.ceplac.gov.br/congressocacau

Nenhum comentário:

Postar um comentário