sábado, 15 de setembro de 2012

Foton formalizou Dia(14), com Wagner, compromisso de implantar na Bahia fábrica de veículos comerciais leves


O governador Jaques Wagner com diretores da Foton e o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano

Mais um investimento chinês irá se instalar na Bahia com a assinatura, realizada hoje (14), do protocolo de intenções entre o governador Jaques Wagner e o Grupo Mater Participações, investidor da planta industrial de veículos comerciais leves que será instalada em Camaçari, representando a empresa chinesa Foton, uma das maiores companhias mundiais fabricantes de veículos comerciais e pesados. O protocolo é resultado de vários contatos mantidos entre o governador Jaques Wagner e executivos da Foton, dos quais o primeiro deles em uma viagem do governador a Pequim, capital da China, realizada em dezembro de 2010.

“Para trazer esse grupo chinês para investir aqui houve uma série de trabalho que realizamos. Fomos à China no final de 2010, nos reunimos com a Foton, mostramos as potencialidades da Bahia para o investimento estrangeiro e só agora concretizamos o empreendimento”. Wagner lembrou que as negociações demandam tempo, “não ocorrem de uma hora para a outra”. Durante a cerimônia de assinatura do protoloco de intenções, que contou com dirigentes chineses da Foton e executivos da Foton Motors do Brasil, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, além de secretários e autoridades do Estado, Wagner lembrou que a Bahia concentrou, no ano passado, o maior índice de investimentos chineses dentre os estados do País.

O diretor-executivo da Foton Motors do Brasil, Osmar Hidalgo, agradeceu o apoio recebido do governo baiano para a concretização do empreendimento na Bahia. “Vamos avançar com passo firme em um plano de longo prazo, no qual o apoio do governo da Bahia é de suma importância”, disse. A escolha da Bahia, segundo ele, deveu-se, dentre outros fatores, ao fato de ser a Bahia o estado que mais cresce no Nordeste.

Serão investidos US$ 300 milhões na unidade fabril, que ocupará uma área de 1 milhão de metros quadrados. A previsão é que a produção seja iniciada no final de 2013 e sejam produzidos 30 mil veículos por ano até 2016. A fábrica, segundo Hidalgo, irá gerar 1 mil empregos diretos e seis mil indiretos.

Assessoria de Imprensa do Governador

Nenhum comentário:

Postar um comentário