A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou ontem, durante reunião do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, a chegada de mais 109 toneladas de milho à Bahia para alimentação animal. O produto, transportado em três carretas, começou a ser ensacado no município de Juazeiro, na região norte do estado, para distribuição, e outras 50 toneladas estão a caminho de Guanambi, no centro-sul baiano. Todo o carregamento foi vendido, a preço subsidiado, a agricultores familiares cadastrados pela companhia.
O encontro aconteceu no auditório da Casa Civil, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, sob a coordenação do secretário Rui Costa, e teve por objetivo fazer um balanço das ações já realizadas para minimizar os efeitos da longa estiagem em municípios baianos. Participaram da reunião representantes de diversas instituições e de empresas envolvidas com as iniciativas e obras de distribuição de água no estado.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) listou obras já concluídas como o Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Pedro Alexandre, inaugurado pelo governo estadual no dia 9 deste mês, e as que estão em andamento, a exemplo da Adutora do Algodão, em Guanambi, e Pedras Altas, na região sisaleira.
Termo de cooperação – O representante da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Roberto Freire, informou sobre o andamento das assinaturas do termo de cooperação para fornecimento de água via carro-pipa aos municípios – dos 257 em estado de emergência, 225 já assinaram o documento.
Até o momento, conforme dados fornecidos pela Coordenação de Defesa Civil (Cordec), foram feitas 1.006 aguadas em 136 municípios, beneficiando 411,2 mil pessoas – na operação, o investimento representou R$ 7,2 milhões. A próxima reunião do comitê está marcada para o próximo dia 21, às 9h30, no auditório da Casa Civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário