Com o objetivo de favorecer a auto-estima e a motivação dos pacientes em seu período de internamento, o Hospital Regional de Juazeiro (gestão IMIP) realizou na última semana uma oficina de artesanato. A ação, desenvolvida nos setores de queimados e clínica vascular, aconteceu nos dias 4 e 5 de abril (quarta e quinta-feira).
As atividades foram desenvolvidas utilizando materiais reciclados e de baixo-custo, como o EVA, e contaram com a participação de uma das psicólogas da unidade de saúde. "Como estávamos às vésperas da semana santa, nós trabalhamos com a confecção de coelhinhos da páscoa. Essa atividade foi interessante porque, além de aprender a fazer um trabalho, os pacientes se sentiram estimulados com a possibilidade de presentear alguém com os produtos da oficina. Teve um paciente que fez o coelhinho para dar à sobrinha, a outra para o filho, outra para a neta. Eles se mostraram bastante satisfeitos", comenta a Terapeuta Ocupacional do HRJ, Priscilla Simões.
De acordo com Priscilla, com o intuito de favorecer a recuperação dos pacientes, em muitos momentos os trabalhos da oficina também foram voltados para os acompanhantes. "A gente percebeu que muitos acompanhantes já vinham desgastados com a situação do paciente, por isso que nós decidimos envolvê-los na oficina, para proporcionar mais bem-estar por meio da mudança de rotina e da interação com outros acompanhantes. Se você tem um acompanhante cansado, mal-humorado, que quer retirar o paciente da unidade de saúde, você vai ter tratamento dificultado", conclui.
Com informações da Ascom/HRJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário