quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Codevasf apoia pesquisa genética com espécies nativas do São Francisco

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique (2º/CIX), foi incluída no projeto de pesquisa desenvolvido pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O objetivo é a avaliar a diversidade genética de cinco espécies de peixes nativos da bacia do Rio São Francisco.

O trabalho teve início em setembro do ano passado e prevê o desenvolvimento de marcadores genéticos de microssatélite para as espécies: surubim, piau, dourado, matrinxã e curimatã. O objetivo é avaliar também a diversidade genética de populações selvagens dessas espécies em tributários importantes do São Francisco, sendo dois do alto São Francisco (Paraopeba e Abaeté), três no médio (Carinhanha, Correntes e Grande), um no submédio (Moxotó) e um no baixo (Ipanema).

O trabalho da Codevasf teve início no período das coletas biológicas (devidamente autorizada pelo órgão ambiental), que é uma das fases mais delicadas do projeto, pois, além de outros fatores, as amostras devem ser colhidas durante os meses da piracema (período de reprodução das espécies).

Segundo a coordenadora do projeto, Raquel Coimbra, da UFRPE, a colaboração da companhia tem sido inestimável. “Temos contado sempre com o apoio do corpo técnico da Codevasf, que conhece bem as peculiaridades da pesca local”, afirma.

Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário