quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

TCU aprova construção de ponte sobre o São Francisco para receber ferrovia

O Tribunal de Contas da União (TCU) liberou a execução das obras no lote 5A da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), trecho que contempla a construção da ponte sobre o Rio São Francisco (BA). A decisão foi comemorada ontem pelo ministro dos Transportes, César Borges, que vem trabalhando para superar os desafios da obra, considerada uma das mais importantes da Bahia. “Nós vamos tirar os gargalos. Essa é uma obra estruturante muito importante para a Bahia. Agora é tocar adiante no ritmo que a Bahia merece, de ver essa obra flutuante pronta. A Fiol vai gerar riqueza durante sua construção e mais ainda quando estiver concluída”, garantiu Borges.

A Valec, empresa do Ministério dos Transportes responsável pela obra, está tomando as providências administrativas necessárias para a emissão da ordem de serviço de início das obras, que deverá ocorrer já no primeiro trimestre de 2014. A conclusão da ponte está prevista para ocorrer em até 24 meses. O responsável pela construção será o consórcio Lotec-Sanches Tripoloni-Sobrenco, vencedor da licitação, ocorrida em 2010. Os recursos investidos para execução das obras e serviços de engenharia giram em torno de R$ 135 milhões.

Localizada entre a Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa, a ponte sobre o Rio São Francisco será implantada entre os quilômetros 825, 230 e 828, 130 do subtrecho da Fiol, que em sua totalidade ligará Barreiras (BA) a Ilhéus (BA). A ponte terá extensão de 2,9 quilômetros e 42,32 metros de altura, sendo um quilômetro sobre o rio, 78 pilares, 80 vãos de 35 metros e um vão central de 110 metros. Na área onde ela será instalada está uma comunidade que vive da pesca e do tomate, manga e areia lavada do rio.

Segundo o TCU, a utilização de diferentes concepções de elementos de fundação da ponte, além da apresentação de uma técnica favorável ao aspecto da segurança, uma vez que foi reduzida a utilização de tubulões a ar comprimido, diminuindo os riscos de exposição dos trabalhadores, foram fatores determinantes para a aprovação do projeto da ponte sobre o Rio São Francisco. Além disso, a nova proposta de construção também foi favorável, pois, além de ser mais simples, ela apresenta um impacto de apenas 1,5% sobre o valor original do contrato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário