quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Embrapa Semiárido tem novo Chefe Geral: o pesquisador Pedro Carlos Gama da Silva

O pesquisador acaba de ser nomeado pela Diretoria Executiva da empresa para exercer o mandato pelo período de 2014 a 2016. Pedro Gama é doutor em Economia Aplicada: Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – SP. Sua escolha se deu após processo de seleção pública, da qual participaram mais três pesquisadores da Unidade.

O novo gestor começou a trabalhar na Embrapa Semiárido em 1984 por meio de um contrato de prestação de serviços celebrado com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB). O ingresso no quadro de empregados, porém, ocorreu no início de 1990, após aprovação na seleção pública para pesquisadores. São, portanto, quase 30 anos dedicados à instituição no exercício das atividades de Pesquisa e Desenvolvimento e de Transferência de Tecnologia.

De acordo com Pedro Gama a Embrapa vive um novo momento em busca de um salto qualitativo na sua programação de pesquisa baseada em conceitos e técnicas inovadoras. Considera-se ciente do grande esforço a ser feito para que os resultados das pesquisas alcancem a grande maioria dos agricultores e possam contribuir para o enfrentamento ao fenômeno da seca na região.

Para isso, o novo Chefe Geral considera a necessidade de preparar uma nova agenda de pesquisa da Unidade para os próximos três anos a ser construída com os empregados e o setor produtivo, que no decorrer do período tenha resultados concretos para apresentar.

Pedro Gama destaca que “É preciso superar a ideia corrente em parte da comunidade acadêmica brasileira de que existem hoje, no País, dois projetos antagônicos para o campo: o do agronegócio e o da agricultura familiar. Esta é uma noção reducionista de desenvolvimento”, explica.

Demandas dessa magnitude que “me motivaram trilhar novos caminhos e assumir o desafio de liderar, mais uma vez, o seleto corpo de empregados da Unidade, num momento crucial de renovação e sucessão de equipes que pode determinar o futuro da pesquisa para o Semiárido brasileiro”, afirma Pedro Gama.

O novo Chefe Geral atuou em diversas atividades técnico-científicas com participações em projetos, subprojetos e ações de P&D e TT. Atualmente integra redes de pesquisa de âmbito nacional e internacional e os grupos de pesquisa: Globalização e Agricultura; Laboratório de Observação Permanente Sobre as Transformações do Mundo Rural do Nordeste; e Mudanças Climáticas e o Semiárido.

Embrapa Semiárido

Nenhum comentário:

Postar um comentário