A Campanha de Vacinação contra gripe em Juazeiro terminaria nesta sexta, 30, mas ainda será realizada até dia 06 de junho. Até esta quarta-feira (29), 33 mil pessoas receberam a proteção da doença, o que representa 77%.
Quem ainda não se vacinou e pretende passar por um inverno tranquilo, com saúde e está dentro do público alvo do Ministério da Saúde, pode procurar as unidades básicas. Todas as unidades estão disponibilizando a vacina, interior e sede: na zona urbana, das 8h às 12h e das 14h às 17h e no interior, das 7h30 às 13h.
A meta mínima é vacinar 80% das 42,9 mil pessoas existentes em Juazeiro dentro do público alvo determinado pelo Ministério da Saúde (MS): pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres no período pós-parto (puérperas), portadores de doenças crônicas, população indígena, crianças de seis meses a menores de cinco anos,população privada de liberdade e funcionários do Sistema Prisional.
Das 16,3 mil crianças com idade de seis meses a menores de cinco anos receberam a vacina 12,5 mil, dos 3,6 mil trabalhadores de saúde, 2,8 mil foram imunizados, das 2,8 mil gestantes, 1,8 mil foram protegidas da gripe, 343 das 475 puérperas foram vacinadas, 3,4 mil portadores de doenças crônicas receberam a defesa (público de 3,6 mil) e dos 15,9 mil idosos, 11 mil foram imunizados.
“É necessário que os públicos procurem os postos de saúde e se protejam, pois a vacina é segura e garante o bem estar de todos. A imunização não possui contraindicação, apenas reações adversas leves, como dores de cabeça e no local da injeção. A vacina contra gripe reduz complicações, internações e mortes decorrentes da doença”, enfatizou o Superintende de Regulação, Humanização e Promoção à Saúde, Mário Machado.
O secretário de saúde, Cássio Garcia agradece aqueles que já procuraram os postos de saúde e convida quem ainda não se vacinou para se dirigir as unidades. “Já estamos próximos da meta mínima. Vamos continuar na luta pelo controle das doenças e das complicações causadas à saúde, além de fortalecer o trabalho em prol de mais qualidade de vida aos idosos, gestantes, crianças e comunidade em geral”, finalizou.
Por Vânia Castro/SESAU
Nenhum comentário:
Postar um comentário