Em virtude da nota divulgada pelo grupo intitulado “Independência”, com relação ao Matadouro Público Municipal de Sobradinho, a Prefeitura esclarece que o fechamento não é de responsabilidade do prefeito e sim, em cumprimento a determinação do Ministério Público, em atendimento a Instrução Normativa da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) que determina os procedimentos mínimos para atender às normas da Vigilância Sanitária. O estabelecimento operava sem a licença ambiental do INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e de acordo com laudo de inspeção da ADAB, não dispõe de condições sanitárias e tecnológicas para continuar em atividade devido ao risco de contaminação dos consumidores através dos produtos ali obtidos.
O Matadouro Público foi construído em 1997, na Gestão do então prefeito Luiz Berti, com base em um projeto da UPB e desde então o estabelecimento não passou por nenhum tipo de reforma ou manutenção preventiva por parte das gestões que se sucederam neste período. Vale ressaltar, que por irresponsabilidade da gestão anterior, o estabelecimento, foi autuado e multado por diversas vezes, por descumprimento das normas legais, o que resultou no fechamento do Matadouro.
Ciente da atual situação do Matadouro Público e preocupado com os riscos à saúde pública dos munícipes, no inicio da gestão, o prefeito Luiz Vicente, contratou um veterinário, mobilizou a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e realizou reuniões com açougueiros e ADAB para elaboração do projeto de adequação da unidade; após adoção dos procedimentos mais urgentes e reunião da documentação necessária, o prefeito junto com comunidade buscará através dos meios legais a reabertura do Matadouro Municipal.
Lidiane Cavalcante
Ascom Sobradinho
Josias comenta novas medidas em favor do semiárido e vê compromisso do governo com a região
JÁ QUE OUVE ESSA REUNIÃO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ADEQUAÇÃO DO MATADOURO ONDE FOI PARA O PROJETO... NÃO OUVE SE QUER UM PRAZO PARA ANALICE DO PROJETO MUINTO MENOS PARA A EXECUÇÃO DO MESMO. SERA QUE HA ALGUM PROJETO PRONTO...
ResponderExcluirAINDA BEM QUE JÁ TEMOS O PROJETO DE ADECUAÇÃO DO MATADOURO SÓ FALTA DA ANDAMENTO A EZECUÇÃO. ESTAMOS AGUARDANDO, NOSSAS MAÊS E PAIS DE FAMILIA QUE TIRAVAM DALI O SEU SUSTENTO PRECISAM TRABALHAR.
ResponderExcluir