sábado, 3 de agosto de 2013

JUAZEIRO: ENCONTRO DA ASA DISCUTE TECNOLOGIAS DE ÁGUA PARA PRODUÇÃO

Formas apropriadas para se construir barreiros trincheiras ou barragens subterrâneas, por exemplo, estão na pauta de um encontro que acontece desde o dia primeiro até hoje (03) em Juazeiro e reúne mais 80 representantes de entidades de todo o Nordeste e Norte de Mina Gerais.

O Evento denominado Oficina de Qualidade de Implementações é promovido pela Articulação no Semiárido (ASA) e visa oferecer uma maior qualificação técnica e metodológica a essas organizações que executam as ações do Programa Uma Terra e Duas Águas, patrocinado pela Petrobras. Programa que está implementando em todo Semiárido, mais de 20 mil tecnologias de água de produção como: barragens subterrâneas, cisternas-calçadão, barreiros trincheiras, dentre outras.

Os participantes do encontro tiveram, por sinal, um momento muito especial quando participaram de um curso prático sobre construção de barreiro trincheira durante uma visita a comunidade de Algodão no interior de Casa Nova, onde um dos coordenadores do Irpaa, Haroldo Schistek falou sobre a importância desta tecnologia de abastecimento para as famílias do sertão, principalmente em períodos de estiagens. Durante o encontro, eles tiveram uma série de palestras ministradas por representantes da Embrapa, Irpaa, Univasf e outras instituições de pesquisas e divulgação de tecnologias de água para produção agropecuária no Semiárido.

Antônio Barbosa, coordenador do P1+2, lembra que a lógica deste tipo de programa é assegurar através de pequenas obras hídricas, não somente o estoque de água como também de alimentos nas comunidades do Semiárido, que, sempre tiveram uma prática muito diversificada de produzir cultivos apropriados ao clima do sertão e, que essas implementações muito contribuem com a qualidade de vida dessas famílias incentivadas a terem água para beber e produzir, de forma natural, seus próprios alimentos, incluindo a criação de animais de pequeno porte. Ações que aos poucos estão modificando para melhor a paisagem e a vida do povo do sertão.


Bel. em Jornalismo e Multimeios

Nenhum comentário:

Postar um comentário