De acordo com as estatísticas, a produção industrial do estado cresceu 2,5% em abril de 2013, na comparação com março, mês imediatamente anterior. “A taxa foi a melhor de toda a região Nordeste, o que demonstra o trabalho positivo que vem sendo realizado pelo governo Jaques Wagner”, comentou o parlamentar.
Conforme se depreende pelos números, que estão sendo disponibilizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, a intensidade do crescimento do setor industrial da Bahia é o maior do Brasil, e que os setores que mais cresceram foram os tradicionais (refino, celulose e petroquímica), o que significa que haverá rebatimento em outros aspectos da economia, como a aceleração das exportações e intensificação do comércio inter-regional e da relação entre indústria e comércio.
Na sequência, na íntegra, o discurso de Josias Gomes:
“Senhor Presidente, Senhoras e senhores deputadas e deputados
Aproveito esta oportunidade para anunciar boas novas aos telespectadores da TV Câmara e aos colegadas deputadas e deputados. Diz respeito ao desempenho do governo da Bahia, sob o comando do companheiro Jaques Wagner, no campo da economia local. Mais precisamente, no setor da indústria do estado que represento nesta Casa.
Segundo dados divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, a produção industrial do nosso estado cresceu 2,5% em abril de 2013, na comparação com março, mês imediatamente anterior. A taxa foi a melhor de toda a região Nordeste, o que demonstra o trabalho positivo que vem sendo realizado pelo governo Jaques Wagner.
Os números ganham ainda mais significado quando se sabe que o crescimento baiano, como esclarece o secretário José Sérgio Gabrielli, refere-se a um crescimento generalizado. O secretário quer dizer o seguinte: o crescimento industrial baiano é resultado do crescimento de oito dos nove segmentos que compõem o setor.
Precisa ser esclarecido, também, que a intensidade do crescimento do setor industrial da Bahia é o maior do Brasil, em intensidade, e que os setores que mais cresceram são os tradicionais (refino, celulose e petroquímica), o que significa que haverá rebatimento em outros aspectos da economia, como a aceleração das exportações e intensificação do comércio inter-regional e da relação entre indústria e comércio.
O secretário explica ainda que isto é mais um sinal da continuidade do crescimento, que aliado a manutenção do nível de renda e a expansão do comércio, serviços e construção civil, criará o ambiente adequado para a economia baiana. Sem dúvidas, notícia que embala a vontade de o povo baiano de ver o Estado cada vez maior e mais desenvolvido.
Na comparação com igual mês do ano anterior (abril2013/abril2012), a Bahia apresentou crescimento de 13,5%, melhor resultado entre os 14 locais pesquisados. As taxas positivas mais intensas foram observadas na Bahia (13,5%), Rio Grande do Sul (11,2%) e São Paulo (10,7%).
No caso da Bahia, o resultado deveu-se, principalmente, pelo comportamento positivo dos setores de refino de petróleo e produção de álcool (óleo diesel e gasolina automotiva), produtos químicos (resinas termoplásticas) e celulose, papel e produtos de papel (celulose). No acumulado do ano, a indústria baiana registrou expansão de 4,9%, e, no acumulado dos últimos 12 meses, houve acréscimo de 4,1%.
Quero dizer, senhor Presidente, senhoras e senhores deputadas e deputados, que tais números reforçam a necessidade de a Bahia continuar experimentando o mesmo desenvolvimento que vem alcançando nos últimos anos, no governo do PT e dos partidos aliados, conforme fica demonstrado pelos dados, que são de âmbito nacional.
Mais do que isto: o exemplo da Bahia, e da operosidade de seu governo, precisa servir de exemplo para outros estados. O interesse, afinal, é de que o Brasil como um todo possa seguir experimentando níveis uniformes de progresso, acompanhando, ainda, o que ocorre no país desde a posse do ex-presidente Lula, em 2003.
De nossa parte, senhor presidente, senhoras e senhores deputadas e deputados, esperamos continuar colaborando com o nosso mandato, aqui, na Câmara, para o progresso da Bahia e do Brasil. Principalmente, na continuidade de governos, como o da presidenta Dilma e do governador Jaques Wagner, que tanto bem vêm fazendo ao país”.
Ascom

Nenhum comentário:
Postar um comentário