A Amniocentese foi realizada em uma paciente com diagnóstico no pré-natal, de toxoplasmose que é uma infecção, causada por um protozoário, que durante a gravidez pode ser transmitida para o feto. A doença pode causar cegueira, surdez e até retardo mental nos bebês que não são tratados. Segundo a coordenadora do setor de imagem do HDM, Dra.Carolina Prado Diniz, a doença da mãe foi confirmada através de exames de rotina do pré-natal, e o tratamento da gestante foi iniciado através de antibióticos.
“Como não havia certeza que o feto não tinha sido infectado, foi necessário realizar a Amniocentese. O procedimento consiste em coletar o líquido (amniótico) e analisá-lo para sabermos se existe o toxoplasma. Se o feto estiver infectado, a mãe passará a tomar outro remédio que tratará ela e o filho concomitantemente”, explica.
A médica alerta para a importância do acompanhamento pré-natal da gestante. “É nesse momento que são detectadas os primeiros diagnósticos. Quanto mais cedo se descobre, mais rapidamente se institui o tratamento” alerta a médica. “A Amniocentese diagnóstica é um procedimento que possui alguns riscos, mas traz benefícios importantes para a gestação. Pode determinar o tratamento da criança ainda dentro do útero evitando que a mesma desenvolva sequelas que causariam limitações na vida extra-uterina”, finaliza.
Eudes Sampaio Ascom HDM
Nenhum comentário:
Postar um comentário