Os produtores de frutas do Vale do São Francisco foram recebidos em audiência pelo Ministro da Agricultura, Neri Geller, na última terça-feira (10), em Brasília, para apresentar a situação atual de infestação de moscas das frutas na região e entregar o projeto fitossanitário "Sistema Integrado de Controle de Moscas-das-frutas.
Estavam presentes na reunião os produtores, Ivan Pinto, Nelson Costa, Paulo Dantas, Iolanda Naressi, acompanhados do Presidente da Frente Parlamentar de Fruticultura da Câmara Federal, Deputado Antônio Balhmann (PROS-CE); do Deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA); do Assessor da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Eduardo Costa; da Gerente Geral da Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (ADAGRO), Erivânia Camelo; do representante da Agência Estadual de defesa Agropecuária da Bahia (ADAB); Raimundo Sampaio e do Diretor Executivo da Moscamed, Jair Virgínio.
A pedido dos produtores, Dr. Jair Virgínio, explicou tecnicamente ao ministro que nas áreas monitoradas pela Moscamed foi constatado um aumento considerável nas populações da Ceratitis capitata, mosca-da-fruta que mais provoca danos à fruticultura do Vale. Virgínio explicou ainda que medidas urgentes precisam ser tomadas, caso contrário os produtores serão impedidos de exportar.
Uma das soluções apresentadas no "Sistema Integrado de Controle de Moscas-das-frutas" é a utilização da técnica do inseto estéril desenvolvida pela Moscamed, que visa à esterilização do macho por meio de raios-x. Solto no ambiente o macho estéril copula com a fêmea da natureza, que não produzirá ovos, reduzindo assim a quantidade de moscas no ambiente.
Foi explanado também que esta técnica atende às exigências atuais dos países importadores de frutas e do mercado interno consumidor. É considerada biologicamente uma das mais seguras, pois não provoca riscos ao aplicador e tem baixo impacto para as outras espécies.
De acordo com o diretor executivo, a reunião foi positiva “O Ministro foi bastante receptivo e se comprometeu a dar uma solução em curto prazo. Antes de voltarmos a Juazeiro encaminharemos as burocracias necessárias para a aquisição dos recursos financeiros a serem aplicados em 2014”, conclui Virgínio. Participaram também do encontro, o Secretário Substituto Nacional de Defesa Agropecuária, Marcos Valadão e o Diretor do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV/MAP), Luís Rangel.
Ascom Moscamed
Nenhum comentário:
Postar um comentário