Mais de 90 estudantes de Escolas Municipais de Curaçá, vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE), foram beneficiados, na última quinta-feira (27), com a estratégia “Saúde em Movimento”, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), que visa prestar atendimento oftalmológico itinerante à população do interior baiano. A ação, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aconteceu na Escola Municipal Ciranda do Saber (EMCS), pela amanhã e à tarde, atendendo estudantes das escolas: Caminho da Cidadania, Chapeuzinho Vermelho, Professor Ivo Braga, Scipião Torres e Caminho do Aprendiz.
Os atendimentos tiveram como público-alvo alunos na faixa etária de 7 a 14 anos e foram desenvolvidos por uma equipe de 14 profissionais do ‘Saúde em Movimento’. “O aluno é cadastrado através da Prefeitura Municipal e cada atendimento acontece em um espaço específico: ele passa pelo cadastro, sala de dilatação da pupila, sala de pré-exame e em seguida é atendido pelo oftalmologista. Se houver necessidade do uso de óculos, o Programa disponibiliza lente e armação gratuita”, explicou o Supervisor de Atendimento do Programa Saúde em Movimento, Carlos Henrique de Queiroz.
O Oftalmologista Rafael Paolinelli Carvalho falou sobre a importância do exame de vista. “O exame em crianças é fundamental; por meio dele é possível se descobrir algumas alterações oculares, principalmente as mais comuns, que se descobertas mais cedo, podem ser tratadas. Aqui nós fazemos um exame completo, com refração e biomicroscopia”, ressaltou Paolinelli.
“O Programa Saúde em Movimento é muito bom; um ótimo benefício para os nossos filhos. Minha filha se queixava de dores de cabeça fortes e tinha dificuldade para enxergar. Ela passou por consulta e o médico receitou o uso de óculos. Ela já escolheu a armação e está toda feliz”, comentou Ivoneide Brandão, mãe de Júlia Brandão Barbosa (8), estudante da Escola Caminho da Cidadania. Adenilda Santos Monteiro, mãe do estudante Andrei Monteiro (9), também aprovou o Programa. “É uma ótima oportunidade que a gente não tinha e agora está tendo. Meu filho não enxergava direito, mas graças a Deus agora vai mudar. Só tenho que agradecer a vocês e a toda a equipe do Programa”, enfatizou.
A Secretária Municipal de Saúde, Tamiris Brandão, fez balanço positivo do Evento. “Foi muito proveitoso para os alunos esse dia de consultas oftalmológicas. A Secretaria de Saúde deu total suporte, disponibilizando equipe de apoio e lanche para os presentes. O Programa Saúde na Escola não para por aqui. No início de abril nós estaremos com odontólogos em uma grande ação, também para atender os nossos estudantes”, adiantou Tamiris. “Essa parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação é muito importante. Às vezes, a criança está dentro da sala de aula, com diminuição de aprendizagem; por meio do Programa Saúde na Escola, nós conseguimos diagnosticar esses problemas e saná-los”, ressaltou a Coordenadora do PSE em Curaçá, Sandra Possídio.
Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá
Nenhum comentário:
Postar um comentário