terça-feira, 17 de setembro de 2013

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO HRJ PROMOVE TREINAMENTOS SOBRE SEGREGAÇÃO DE LIXO HOSPITALAR


Sempre atento à atualização dos seus profissionais e com a finalidade de estabelecer uma equipe de profissionais com capacidade de resolução de problemas e habilidades técnicas, o Núcleo de Educação Permanente do Hospital Regional de Juazeiro (Gestão IMIP) promoveu durante a última semana uma série de capacitações. Treinamentos sobre Segregação do Lixo Hospitalar foram abordados no próprio ambiente de trabalho, garantindo assim uma melhor adesão dos trabalhadores.

Segundo a Coordenadora do NEP, a enfermeira Débora Duarte, esses treinamentos foram realizados em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e intensificam os cuidados com as normas e os procedimentos para o descarte adequado do lixo comum e lixo hospitalar. “É sempre necessário reforçarmos a importância dos profissionais estarem atentos aos cuidados na hora do descarte, pois a boa Gestão do lixo hospitalar garante a segurança dos profissionais e usuários”, ressalta.

Já a enfermeira da CCIH, Bárbara Caline , explica que toda unidade hospitalar produz vários tipos de lixo, como por exemplo, os infectantes, os pérfurocortantes, os recicláveis e os comuns. “Qualquer material hospitalar que tenha entrado em contato com o paciente deve ser acondicionado de modo diferenciado. Para evitar a mistura dos resíduos infectantes com o lixo comum, os profissionais precisam ser orientados constantemente sobre o descarte adequado, impedindo assim acidentes de trabalho com material pérfurocortante e a contaminação do meio ambiente”.

Além da separação correta do lixo, a coleta e destinação do material é uma preocupação do HRJ. “Nossa coleta é realizada por uma empresa especializada, que garante a destinação e tratamento correto do material hospitalar recolhido, o que evita problemas como a proliferação de doenças e contaminação do meio ambiente”, finalizou Débora.

Anne Santana Ascom HRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário