As Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e de Atendimento Especializado (UPAe), já estão em funcionamento e realizando os atendimentos aos sete municípios de sua cobertura. Entretanto, para poder usufruir dos benefícios, os moradores precisam se atentar para a forma de atendimento, já que são diferenciadas.
A UPA 24h tem como demanda o atendimento à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação. Logo, para ser atendido, basta que haja um caráter de urgência do paciente, já que não existe a necessidade de intermediação do Posto de Saúde da Família (PSF) para o atendimento.
Para ser atendido pela UPAe, o paciente precisa fazer um outro caminho. É necessário que o paciente se dirija inicialmente para o Posto de Saúde da Família de seu bairro. Depois ele será encaminhado com dia e hora marcada para realizar a consulta e os exames necessários.
“O atendimento na UPAe depende dos serviços realizados nos PSF’s. A partir do PSF, os pacientes são indicados a fazer os exames. Chegando na nossa unidade são realizados os procedimentos necessários”, explica a Coordenadora de Enfermagem, Graziela Franklin.
Nas unidades de saúde são oferecidas consultas em cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, infectologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia, reumatologia e urologia. Até o dia 07 desse mês de agosto, mais de 2.100 atendimentos já foram realizados.
Dalmir Campos
ASCOM UPA24h/UPAE - Petrolina/PE
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