sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Juazeiro: Vereadora Neguinha da Santa Casa, faz um levantamento como está a situação da saúde básica

OUTDOOR-INFORMANDO-SOBRE-A-REFORMA-USF-TABULEIRO

VEREADORA-VALDECI-ALVES-E-ANTONIO-BASTOS-SANTOS-NO-CERPRIS

EQUIPAMENTO-PRECÁRIO-USF-SÃO-GERALDO.

RACHADURAS NO TETO – USF SÃO GERALDO

BANHEIRO INFANTIL DESATIVADO – CERPRIS

RACHADURAS-DO-TETO-AO-CHÃO-USF-SÃO-GERALDO

GUIA-DE-SOLICITAÇÃO-DE-RAIO-X-DE-COLUNA.j

Durante o primeiro semestre de 2013, a vereadora Valdeci Alves (PV), a Neguinha da Santa Casa, recebeu inúmeras reclamações a respeito da precariedade das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Juazeiro-BA. Neguinha, que é vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, aproveitou o recesso legislativo para visitar alguns postos de saúde, e fazer um levantamento sobre as principais necessidades para cobrar providências ao Poder Público Municipal.

Entre os dias 18 e 26 de julho de 2013, Neguinha visitou 11 postos de saúde, o Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS) e o Centro Especializado em Odontologia (CEO) do bairro João Paulo II. Foram visitadas as unidades dos bairros Mussambê, São Geraldo, Tabuleiro, Alto da Aliança, Alto da Maravilha, Itaberaba, João Paulo II, Parque Residencial, Antônio Guilhermino, Dom José Rodrigues, e do Projeto Mandacaru.

“Faço parte da comissão de saúde da câmara de vereadores e resolvi visitar os postos de saúde porque as reclamações são muitas. Em todas as unidades que visitei deu para perceber que as equipes são boas, os profissionais são bons, mas falta infraestrutura, faltam equipamentos”, avaliou Neguinha.

No dia 18 de julho, visitamos a Unidade de Saúde da Família (USF) – João Araújo Moreira Mussambê e o Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS). Na entrada da USF há um outdoor informando sobre a reforma que será feita no posto, no valor de R$ 68.354,95 e que deveria ter começado desde o dia 18 de junho deste ano. Por causa da obra, uma ala da USF foi isolada e as duas equipes da unidade estão dividindo o mesmo espaço. A sala da cirurgiã-dentista funcionava na parte que foi fechada e, desde então, não há condições de realizar procedimentos odontológicos.

É importante salientar que a obra já está com mais de um mês de atraso e, de acordo com a informação no outdoor, o prazo estipulado para a conclusão é de seis meses. A comunidade do Mussambê irá ficar todo esse tempo sem atendimento odontológico? Os moradores do bairro esperam que não.

“Dentista, aqui? Já tem tempos e tempos que não tem atendimento! Dentista tem, mas sempre faltou material. Agora, diz que vai entrar em reforma.

Isolaram ali, diz que vai começar e não começou nada ainda”, afirma Valdeci Rodrigues, moradora do bairro Mussambê.

No mesmo dia (18), visitamos o CERPRIS, que atende a cidade de Juazeiro e os municípios da Macrorregião Norte da Bahia. Conversamos com algumas mães de usuários do Centro – duas delas da cidade de Casa Nova-BA, que elogiaram bastante o atendimento dos profissionais que cuidam dos seus filhos.

Apesar do esforço dos profissionais de saúde para oferecer atendimento de qualidade, o CERPRIS está com a infraestrutura defasada e com aparelhos quebrados e/ou precários. O banheiro infantil está desativado. As bicicletas ergométricas estão com os assentos quebrados e os tatames estão com remendos de esparadrapos. Recentemente, a unidade recebeu novos materiais, entretanto, fomos informados que não há previsão para a chegada de novos equipamentos. Outra dificuldade é o transporte que leva os pacientes até o Centro. Só existe um veículo para atender toda a cidade, e quem mora nos Distritos não tem acesso a esta condução.

O juazeirense Antônio Bastos Santos estava no CERPRIS para tentar conseguir uma almofada para colocar em sua cadeira de rodas, mas, infelizmente, voltou para casa sem o material. Santos estava de viagem marcada para Salvador no final do mês de julho e esperava conseguir a almofada antes de viajar.


Irislane Pacheco
FOTOS: Irislane Pacheco

ASCOM – Vereadora Valdeci Alves (PV)

Wagner lança plano safra 2013/2014 na segunda-feira (12), com recursos de R$ 5,5 bilhões para a agropecuária do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário