Espalhados por várias salas e laboratórios da Faculdade de Agronomia (Campus III da Uneb) durante todo o dia aconteceram os minicursos: “Cultura em Ambiente Protegido”; “Cultivo da Palma Condensada”; “Manejo Fisiológico de Fruteiras”, e “Potencialidades e Limitações dos Solos do Semiárido”.
Participantes do minicurso “Uso de Energia Solar para Desidratação de Frutas”, alunos do IF Sertão/PE aprenderam técnicas de higienização da fruta para processo de desidratação através da secagem solar. Já o de “Processamento de Leite de Cabra” ensinou como produzir derivados do leite de cabra de forma artesanal, porém utilizando todas as normas de higiene recomendas pelos órgãos de fiscalização.
Os participantes ainda aprenderam a produzir queijo minas e de coalho, iogurte, doce e bebida láctea a partir do leite de cabra.
Bastante concorrido, “Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável”, ministrado pelo professor-pesquisador Jairton Fraga, destacou como aspecto mais importante a apresentação de uma nova visão para o processo de produção agrícola do Vale do São Francisco, mostrando durante o minicurso que a agroecologia se insere dentro dodesenvolvimento sustentável com conservação ambiental, respeitando o homem e também obtendo retorno econômico.
“A partir da agricultura de base ecológica saímos do foco da agricultura convencional e partimos para outro olhar, um novo processo que está ao alcance dos pequenos, médios e grandes produtores, mas com um enfoque e uma abordagem sistêmica em relação ao desenvolvimento sustentável do setor”, explanou Jairton Fraga.
Por Luiz Hélio/PMJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário