De acordo com o ministro, as obras envolvem todos os modais de transporte, hidroviário, ferroviário e rodoviário - a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), a Ferrovia de Camaçari (ligação ferroviária do Polo Petroquímico ao Porto de Aratu), a Hidrovia do São Francisco, e ainda a manutenção e construção de rodovias federais.
Borges explicou que entre os objetivos está o de avançar na duplicação da BR- 116, no trecho concessionado, exigindo que a concessionária cumpra com as cláusulas contratuais. Além disso, duplicar a BR- 101 - sendo a obra iniciada na divisa da Bahia com Sergipe até a BR-324 -, e o trecho que liga o Espírito Santo a Eunapólis.
“Queremos dar total cobertura à nossa malha rodoviária, que é a segunda do país. Já no setor ferroviário, estamos com três grandes ferrovias para serem feitas na Bahia, além da conclusão da Fiol, que está sendo implantada”, afirmou o ministro.
Setor ferroviário
Segundo ele, dentro do Programa de Investimentos e Logística, há projetos importantes para dinamizar o setor ferroviário da Bahia. São três ferrovias - a primeira vai ligar Belo Horizonte (MG) a Salvador. A segunda fará a ligação Salvador a Juazeiro, e a última, Salvador a Recife (PE).
Quanto à Fiol, a previsão é que a primeira etapa esteja concluída no final de 2014. Já a obra total, será finalizada em 2015. No setor hidroviário estão previstas obras para a Hidrovia do São Francisco, com investimentos de R$ 28,7 milhões.
“Somos o quinto estado em território. Portanto, investir na infraestrutura é importante. Foram apresentados aqui investimentos significativos, que praticamente são 40% de tudo que será investido no Nordeste. A partir de agora, vamos aportar novos pleitos junto ao governo federal”, afirmou o governador Jaques Wagner.
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