O objetivo do evento foi reafirmar alguns planos já existentes e dá início a discussão para construção de novos serviços e lançamento de estratégias para que os usuários tenham atenção integral à saúde. Durante o evento, o secretário da Saúde de Juazeiro, Cássio Garcia, afirmou que o desenvolvimento, fortalecimento e integração das redes são essenciais para garantia de maiores cuidados.
“Estes momentos nos auxiliam a elaborar planejamento, planos de pactuação de cada rede e implantação de novos serviços para garantir as melhorias na assistência à saúde. São durante estas reuniões que as necessidades das redes são apontadas e pontuamos com segurança as carências da região. A previsão é de que novas UPAS, ambulâncias, salas de estabilização e novos leitos sejam entregues à população regional”, disse.
Representando Juazeiro, município pólo da macro, o titular da pasta aproveitou também para falar sobre a importância da reunião com representantes do Estado. “Todos os municípios da região aproveitam a presença do Estado e MS para solicitar novos financiamentos. Sabemos das dificuldades e da falta de recursos dos municípios, mas é um processo de discussão necessário para que possamos discutir maiores ofertas para a comunidade”, acrescentou Cássio Garcia.
Para uma das integrantes da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Joselma Alves, o movimento de oficinas de atenção à saúde é importante. “Vamos continuar garantindo nosso apoio para o desenvolvimento dos municípios. O ministério da Saúde reafirma o cuidado e o compromisso com a região para pactuação, deliberação e construção de novos serviços. O momento é para fortalecimento e conformação das redes. Através das estratégias traçadas poderemos garantir apoio integrado ao estado e município”, argumentou.
A diretora de Gestão do Cuidado da SESAB, Liliane Silveira Mascarenhas, parabenizou o momento de fortalecimento das ações em Juazeiro e região. “Que tenhamos resultados concretos para garantir mais cuidados nas redes e consequentemente à população. Os avanços na saúde já acontecem e devem continuar”, citou.
Na ocasião foram criados grupos de trabalhos nas áreas de Urgência e Emergência, Saúde Mental e Saúde Infantil e da Mulher (Rede Cegonha), para que até dia 20 de maio sejam elaboradas e definidas as ações prioritárias que serão pactuadas nas redes de atenção da região.

Nenhum comentário:
Postar um comentário