O presidente Elmo destacou a importância do engajamento de todos, seja Governo Federal, Codevasf, Incra e governos Estadual e Municipal, além dos movimentos sociais, para que assim a situação possa ser resolvida. “Temos de viabilizar o processo para ocupação daquela área em Sobradinho pelas famílias de assentados no sentido de que possam produzir e gerar emprego e renda”. Já o deputado Valmir Assunção, que participou da reunião como um dos representantes do MST, falou sobre o acordo construído anteriormente para assentamento de mil famílias, e da necessidade de colocar-se em prática a reforma agrária com uso de irrigação.
O encaminhamento dado foi que o próprio MST fará o levantamento das famílias que estão acampadas no Salitre para em seguida, repassar as informações à Codevasf que poderá, temporariamente, ceder uma reserva de terras até que o Incra realize a regularização da área destinada aos trabalhadores em Sobradinho. O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima, crê no sucesso dos resultados da reunião, pois acredita que quando as partes promovem uma discussão democrática madura todos os envolvidos saem ganhando. “Não adianta tentar achar culpados para o impasse, e sim, buscar soluções para resolver a questão”.
Vale salientar que a Justiça Federal já determinou a retirada dos integrantes do MST acampados na área, a qual pertence à União. O mandato foi expedido pela Juíza Federal Substituta da Vara Única da Subseção Judiciária de Juazeiro Bahia, Adriana Carneiro da Cunha Monteiro Nóbrega, eno dia 06 de novembro, o acampamento foi ocupado por oficiais de justiça, policiais militares e federais que foram cumprir a ordem de reintegração de posse desta área, porém, no dia seguinte, o MST voltou a ocupar a área. Segundo informações da Gerência de Administração Fundiária, a CODEVASF cumpriu o acordo ao comprar 9 mil hectares de terra que corresponde aos R$ 13,5 milhões e que já foi doada ao INCRA. Alem disto, ele afirmou que “a CODEVASF construiu uma adutora de 6.400 metros levando água ao assentamento do Vale da Conquista em Sobradinho e uma estação de tratamento de água com capacidade de atender 5 mil pessoas”.
Ascom Codevasf 6 SR

Nenhum comentário:
Postar um comentário