sábado, 5 de janeiro de 2013

Beleza Negra - Ilê Aiyê elege Deusa do Ébano

Dia 12 de janeiro, sábado, acontece a noite da Beleza Negra, do bloco afro Ilê Aiyê no verão baiano. No evento será escolhida a Deusa do Ébano, a rainha negra do Ilê.

A noite terá como grande atração a cantora Sandra de Sá, mas haverá ainda a participação da baiana Claudia C’ostta, com seu repertório de sambas, e da Band’Aiyê, cantando os maiores sucessos do “pérola negra”.

O evento começa às 21h na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, e conta com patrocínio da Fundação Cultural do Estado e Petrobras, com apoio cultural da Natura e Conexão Vivo.

Candidatas de diversos bairros de Salvador concorrem ao título de Deusa do Ébano. Do total de inscritas, 13 foram selecionadas para a etapa final, que acontece na Noite da Beleza Negra, com as apresentações diante da comissão julgadora e do público, na Senzala do Barro Preto.

A vencedora ganhará o direito de desfilar em carro alegórico durante o Carnaval 2013, além de acompanhar durante todo o ano o Ilê Aiyê em suas apresentações dentro e fora do Brasil.

No concurso, são analisados os trançados dos cabelos, as vestimentas e, especialmente, a graça e a desenvoltura das candidatas nas danças afro-baianas.

Com a festa, o Ilê Aiyê objetiva não só premiar a beleza, como fortalecer a identidade e a consciência entre as mulheres negras baianas. “A Noite da Beleza Negra é uma festa de afirmação da consciência negra e da valorização das nossas raízes”, justifica Antonio Carlos Vovô, presidente da entidade.

Bahia - Presidente da Fieb avalia a economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário