O prazo para recadastramento de aposentados do Estado convocados na primeira etapa e que ainda não regularizaram sua situação junto à Previdência Estadual termina nesta quinta-feira (19). Ao todo, 1.327 servidores inativos de 35 órgãos devem comparecer a uma das 38 unidades descentralizadas de atendimento previdenciário (Ceprev).
A atualização de dados junto à Previdência Estadual tem o objetivo de evitar a suspensão do benefício e preservar a segurança do aposentado. As próximas convocatórias irão contemplar aposentados das secretarias da Saúde (Sesab) e da Educação (SEC), além da Polícia Militar. O recadastramento é coordenado pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb).
Para efetivar o recadastramento, os inativos devem apresentar originais ou cópia autenticada da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço (emitido há até três meses) e último contracheque (que não pode ser utilizado como comprovante de residência).
O recadastramento também pode ser realizado com hora marcada, com agendamento para as unidades do Brotascenter (71 3116-5437 / 5440) e nos postos SAC Shopping Paralela e Lauro de Freitas pelo 0800 071 5353. Outras informações, além da lista completa de órgãos e aposentados convocados, estão no Portal do Servidor.
Procuração
Caso o aposentado esteja acometido de doença grave, impossibilitado de se locomover ou ausente do domicílio, o recadastramento poderá ser realizado via procuração por instrumento público ou mediante formulário de representação disponibilizado pela Previdência Estadual.
Os casos de falecimento deverão ser imediatamente comunicados pelos familiares do ex-servidor, mediante a apresentação da respectiva certidão de óbito em quaisquer das unidades Ceprev. A ação de recadastramento coíbe fraudes e pagamentos irregulares. Desde 2007, o Estado já suspendeu 2.708 benefícios pagos indevidamente, gerando uma economia de R$ 60,3 milhões aos cofres públicos.
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