Estudantes do curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas (DCH), do Campus III da UNEB, em Juazeiro, participaram de uma visita de imersão junto à Empresa Brasileira de Pesquisa agropecuária (Embrapa Semiárido), em Petrolina.
A atividade, contou com a participação de 10 discentes (foto home), que foram acompanhados pelos professores da universidade Edmerson Reis e Edilane Teles, e pelo técnico da Secretaria de Meio Ambiente do município (SMA), Ademir Fernandes.
Os estudantes, que integram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação (Pibid),conheceram detalhadamente as tecnologias apropriadas para a convivência com o semiárido brasileiro, as plantas e animais da caatinga, e as potencialidades do território.
De acordo com o professor Edmerson , os conhecimentos adquiridos durante a atividade foram de fundamental importância para o grupo, pois os participantes atuam em escolas do campo, e têm como referência para a ação pedagógica os fundamentos da educação contextualizada para convivência com o Semiárido.
“A iniciativa é fruto de uma construção coletiva que vem sendo gestada por diversas instituições que pertencem a Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab), assim como a própria UNEB, que por meio dos seus grupos de pesquisas e projetos de extensão adotam como ponto de partida para o desenvolvimento das suas ações a realidade do Semiárido Brasileiro contribuindo para aprofundar a conexão dos saberes locais-globais-locais”, afirmou Edmerson.
Os estudantes realizaram ainda uma caminhada na trilha da caatinga e visitaram instalações da Embrapa Semiárido, campo de tecnologias de convivência com semiárido e laboratório de produção e análise de vinhos e econoteca. Todos os espaços visitados tiveram acompanhamento de profissionais qualificados pertencentes ao quadro de funcionários da Embrapa.
Professores que atuam nas escolas municipais Rural de Massaroca (ERUM) e Antonila da França Cardoso também participaram da atividade.
JUAZEIRO: POLO UAB OFERECE CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário