segunda-feira, 29 de abril de 2013

Produção de banana cai por falta de irrigação

Segundo maior produtor de banana do País, com 1,2 milhão de toneladas, a Bahia vem perdendo produtividade por causa da seca. Grandes produtores da fruta relatam reduções na colheita que variam entre 20% e 40%. Há produtores que perderam 25% do faturamento.

O fornecimento de água para irrigação, reduzido para priorizar o consumo humano, tem sido determinante para as perdas. Alguns negócios tiveram que demitir mão de obra por causa das perdas. A situação só não está pior, afirmam os produtores, devido ao aumento do preço da banana.

A cultura tem, em números, os agricultores familiares como o grupo majoritário. Mas o cultivo em grande escala é feito com irrigação, e a falta de água em alguns pontos do Estado tem prejudicado esses produtores.

É o caso do Sítio Barreiras, em Ponto Novo. O município, desde o ano passado, tem reduzido o uso de água para a irrigação. O que antes chegava a 18 horas de uso de água, agora resume-se a quatro horas. O resultado, além das perdas de produção, são frutos cascudos e de pouca polpa.

O sítio é responsável por quase 30% do abastecimento de Salvador e região metropolitana. Atende clientes como o Wallmart. "Antes fazíamos 100% do abastecimento deles, mas tivemos que reduzir para 65%. Temos rotas em bairros de Salvador em que reduzimos o atendimento a 50%", diz o gerente comercial, Élder Oliveira.

A empresa também comercializa com o interior da Bahia e outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, onde tem clientes como a rede Pão de Açúcar. As quatro carretas semanais destinadas a esses dois estados foram suspensas, causando prejuízo estimado em R$ 600 mil.

Com isso, mais de 40% dos 600 trabalhadores de Ponto Novo já foram dispensados. O prejuízo da empresa com a redução em 40% da produção é de cerca de R$ 300 mil.

Baixa umidade - Até mesmo regiões do Estado que não têm escassez de água estão padecendo com os estragos causados pela falta de chuvas. O Projeto Formoso, em Bom Jesus da Lapa, teve queda na produção de mais de 20%.

"Produzíamos até 26 toneladas por hectare e hoje são 20 toneladas. A baixa umidade combinada a temperaturas altas faz a banana murchar, mesmo sendo irrigada", diz o presidente da Associação dos Produtores de Banana da Bahia, Ervino Kogler.


UNEB SELECIONA MONITORES E GESTORES PARA O UNIVERSIDADE PARA TODOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário