O mestre em ciência e tecnologia em produção de sementes da EBDA, Eli Santana, conta que a iniciativa visa incentivar agricultores familiares a produzir sementes em uma área total de 109 hectares, sendo 64 ha de feijão, 20 de milho e 25 de vigna.
A meta é obter 128 toneladas de sementes de feijão, 60 t de milho e 25 t de vigna para distribuição aos agricultores do próprio Território e de outras localidades. Com Eli Santana, participará da palestra o mestre em fitotecnia, Wagner Martins.
Serão tratados assuntos como seleção de agricultores, escolha da área, correção do solo, preparo do terreno, adubação, plantio, tratos culturais, fitossanitários e roguing – eliminação de todas as plantas indesejáveis e fora do padrão. Além da colheita, o beneficiamento (classificação) da produção, e o armazenamento das sementes também serão abordados pelos palestrantes, com o intuito de capacitar agricultores familiares.
“Semente é um dos caminhos para se aumentar a produção de uma lavoura, uma vez que, com o uso dela, pode-se obter plantios uniformes, vigorosos e produtivos, por isso, ela é um insumo indispensável para a agricultura” disse Eli.

Nenhum comentário:
Postar um comentário