quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Adutoras e sistemas integrados de abastecimento de água e barragens

Segundo o secretário da Casa Civil e coordenador do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, Rui Costa, o governo atua para que as famílias do semiárido convivam com a estiagem. "Não podemos combater a seca. Precisamos de alternativas de convívio. Por isso, a necessidade do preparo para a estiagem. O governo, com o programa Água para Todos, realiza intervenções na infraestrutura hídrica do estado. E também atua no apoio ao agricultor familiar, que precisa, por exemplo, reservar alimento para garantir a sobrevivência do rebanho."

Entre as ações estruturantes estão as obras hídricas, como adutoras, sistemas integrados de abastecimento de água e barragens.

Os projetos em benefício da agricultura familiar também possibilitam a convivência, como a iniciativa da palma adensada, uma planta que resiste aos períodos de estiagem e serve para alimentação animal. Rica em sais minerais e carboidratos, a palma adensada é de grande valia para a população que enfrenta a seca, pois sua composição é 90% à base de água.

Através do Programa de Segurança Alimentar, a EBDA pretende implantar 500 unidades técnicas demonstrativas em todo o semiárido, para difundir ainda mais a tecnologia do cultivo da palma adensada. A partir deste ano, a empresa vai produzir 75 milhões de mudas, beneficiando 30 mil agricultores familiares.


Famílias em situação de insegurança alimentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário