A renegociação de dívidas dos pequenos fruticultores da região norte da Bahia será tema de audiência pública nesta quinta-feira (26) no município de Juazeiro. A atividade será na Câmara de Vereadores da cidade, a partir das 9h, com a presença do propositor do debate, o deputado Marcelino Galo (PT), que levará a Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para ampliar as discussões a respeito do assunto.
“O endividamento desses produtores rurais trava o desenvolvimento da fruticultura na região. Vamos discutir a renegociação de dívidas dos pequenos irrigantes, dando maior importância às ações para o desenvolvimento da agricultura familiar, já que com as dívidas, muitos deles não podem realizar novos financiamentos. Essa atividade nos dará suporte para aprofundar a questão com os órgãos envolvidos”, destaca Marcelino Galo.
O líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terras (MST) da região e organizador da audiência pública, Jailzon Santos Sena, o popular Cobra, lembra que a produção de frutas na região é a maior do estado. “Renegociar essas dívidas com o Banco do Nordeste [BNB] e com o Banco do Brasil [BB] dará um novo fôlego aos produtores rurais que ajudam a impulsionar e a manter a região como líder de produção de fruticultura”, completa Cobra.
Comissão de Saúde cancela agenda em Xique-XiqueJá a audiência que trataria a situação da Saúde do município de Xique-Xique foi cancelada. A atividade estava programada para acontecer no próximo dia 27 de abril, e pretendia discutir o funcionamento da administração plena e das necessidades do setor. Essa ação foi articulada pelo deputado petista Marcelino Galo, junto com a Comissão de Saúde e Saneamento da Alba, com o objetivo de apresentar aos deputados os baixos índices de desempenho Sistema de Único de Saúde (SUS) e a efetividade da Atenção Básica, das atenções ambulatorial e hospitalar e das urgências e emergências, além de debater a estrutura e as demandas da região.
Fonte: Ascom do deputado Marcelino Galo
Nenhum comentário:
Postar um comentário