sexta-feira, 27 de abril de 2012

Câmara de Juazeiro sedia audiência pública sobre renegociação da dívida dos pequenos fruticultores

Audincia_Pblica_FruticulturaCom o auditório lotado de pequenos agricultores familiares que se dedicam a fruticultura na região, a Câmara de Vereadores de Juazeiro sediou na manhã desta quinta-feira (26), uma audiência pública para debater a renegociação das dívidas dos produtores com os bancos públicos. A audiência foi conduzida pela Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

O evento, proposto pelo deputado Marcelino Galo (PT), além de contar com os fruticultores, principais interessados no debate, teve a participação dos deputados estaduais Carlos Brasileiro (PT) e Luiz Augusto (PP), membros da comissão, do deputado Roberto Carlos (PDT), dos vereadores do município, do prefeito Isaac Carvalho, do chefe de gabinete da secretaria de Relações Institucionais do Estado, Pedro Alcântara, de representantes do MST, do sindicato dos produtores rurais e dos bancos do Brasil e Nordeste. Durante o encontro foi debatido a situação dos agricultores na região e as desigualdades de tratamento do estado com o Nordeste em relação às regiões do Sul e Sudeste que são mais beneficiadas com em políticas públicas e com em subsídios.

Marcelino Galo apontou a reforma agrária como uma das saídas para fortalecer o campo  e incentivar a produção agrícola. O parlamentar também destacou que não aceitar que os fruticultores, que os agricultores familiares, tenham suas terras tomadas por não renegociarem suas dívidas. “Isso é um absurdo, temos de intervir e não deixar que ninguém seja 'desassentado'. É preciso retomar o debate sobre a reforma agrária, o Brasil precisa entender que, se o campo não produzir, as cidades não vão comer”.

Ao final da audiência, foi elaborado um documento que será levado para o governo estadual e para a bancada federal de deputados no Congresso Nacional. Com as reivindicações apontadas pelos agricultores.  O presidente da Comissão de Agricultura, o deputado Luiz Augusto (PP se comprometeu em encaminhar o documento  “Precisamos avançar e levar as propostas colocadas na audiência para que haja mudanças na política agrícola voltada para os fruticultores do Nordeste”, aponta.

O presidente do legislativo municipal, Nilson Barbosa (PTB), parabenizou a ação da Comissão de Agricultura e se colocou a Câmara à disposição para o debate. “Todos os vereadores desta Casa estão atentos a essa situação. Esse foi um momento muito importante onde ouvimos os agricultores e debatemos a real situação. Estamos sempre abertos para o diálogo. A Câmara é parceira nesse debate em busca de soluções”, afirma.


Na tribuna, vereador Bené Marques fala sobre o aniversário do bairro Itaberaba
Por força da Lei municipal 2.210/2010 aprovada pela Câmara de Vereadores Juazeiro, que incluiu no calendário de festividades do município, o dia 24 de abril como data do aniversário de natalício do bairro do Itaberaba, a comunidade organizou uma programação especial celebrar o momento.  O vereador Bené Marques (PSDB), morador da localidade, usou a tribuna da Casa Aprígio Duarte Filho na sessão da última quarta-feira (25) para registrar a data.

O vereador agradeceu aos gestores que fizeram melhorias no bairro como escolas, ruas, asfalto, saneamento, mas destacou a luta dos moradores por uma comunidade melhor como um grande traço na história do Itaberaba. “De uma fazenda, hoje o nosso bairro é o segundo maior de Juazeiro. Mesmo a Lei sendo aprovada em 2010, comemoramos a festa desde 1982. É um grande momento de celebração. Nosso bairro é composto por muita gente que luta por uma vida melhor”, apontou.

No dia 27/04, um show gratuito da Banda Matéria Prima será apresentando; dia 28/04, festa com o Musiscal Scorpion e Sérgio do Forró, fechada com ingressos pagos; dia 29/04, a festa acontece na praça. A Banda Stilo será a responsável pela animação. Já no dia 04/05, o Conjunto Los Românticos continuará fazendo a animação da comunidade em um show gratuito; no dia 05/05 durante todo o dia vai  acontece uma ação social no Colégio José Pereira e a  noite uma festa fechada com a  Banda Cavalo de Fogo; dia 06/05, o enceramento fica por conta de um  grande desfile começando no Colégio Dinorah  e com um show gratuito de encerramento com a Banda Novo Som.

Foto: Audiência Pública. Ascom/CMJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário