terça-feira, 6 de março de 2012

Prefeito Isaac prestigia encontro anual dos Capitães de Portos do Grupo Hidrovias

_DSC0044-1
Até esta quarta-feira (7), palestras e workshops com temas referentes à segurança da navegação nas principais hidrovias brasileiras e a revitalização da Hidrovia do São Francisco, serão discutidos na Reunião Funcional dos Capitães dos Portos do Grupo Hidrovias-2012, que acontece no auditório da Codevasf em Juazeiro.

O encontro foi aberto pelo Vice-Almirante Carlos Autran de Oliveira Amaral, Comandante do 2° Distrito Naval, que expressou o esforço conjunto das entidades envolvidas para recuperar e vender a idéia da importância da Hidrovia do São Francisco. “Precisamos divulgar a importância que a região representa pela sua produção e economia, e mostrar aos interessados o quanto é viável e de baixo custo utilizarmos a hidrovia para o transporte de mercadorias para todo o país”.

A reunião que ocorre anualmente é realizada pela primeira vez em Juazeiro e contou ainda com as presenças do Vice-Almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira; Diretor de Portos e Costas e dos Capitães dos Portos das Capitanias Fluviais do Rio Paraná, Pantanal, Tietê-Paraná, Araguaia-Tocantins, Brasília, São Francisco e autoridades afins.

O prefeito Isaac Carvalho acompanhou as explanações dos palestrantes e comentou, “esse encontro é muito importante, já que Juazeiro vive a expectativa de se tornar um pólo de distribuição para o Nordeste”, disse, reforçando que as obras da travessia urbana, da BR-235, da ferrovia e hidrovia potencializa a cidade para ser um pólo fluvial.

Um dos palestrantes do período da manhã foi o secretário da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia, Carlos Costa que explanou sobre o tema: “Hidrovia do São Francisco: alternativa dentro do transporte intermodal e indutor do crescimento socioeconômico”. O secretário apresentou números sobre o que hoje é exportado pelo Brasil e pela Bahia e mostrou que com a hidrovia em funcionamento aumentará a capacidade de exportação e importação do produto interno.

Questionado sobre as obras do Porto Fluvial de Juazeiro, o secretário da Indústria Naval e Portuária da Bahia disse que o Governo do Estado contratou o Banco Mundial e uma equipe de técnicos do Exército Americano, especializados em manutenção e revitalização de hidrovias para realizar a calha do rio, dando trânsito e aumentando o trafego no Rio durante o ano inteiro. “Esse é um trabalho que já começou e esta sendo feito junto com a Codevasf, dentro do seu programa de gestão de Recursos Hídricos para o Rio São Francisco. A cada dia crescemos mais nessa frente e o que precisamos agora é aguardar a vazante do rio para dimensionarmos o número de pedras que teremos que retirar da frente do terminal. Concluído isso, teremos o porto pronto para ser atuado. É um compromisso meu que até o inicio do segundo semestre o porto de Juazeiro esteja pronto”, afirmou Carlos Costa.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário