O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou hoje (20) que o Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), que terá investimento de R$ 1,8 bilhão por ano, significa o resgaste de uma dívida histórica com a população rural. Segundo ele, o programa vai reverter a situação de falta de investimento em educação no campo.
Segundo o Ministério da Educação, 23,18% da população rural com mais de 15 anos é analfabeta e 50,95% não concluiu o ensino fundamental. A partir destes dados, o ministro avaliou que foi um equívoco histórico não ter investido em educação no campo.
O ministro disse que uma das metas do programa é impedir o fechamento de escolas no campo. Para isso, o governo enviou um projeto de lei ao Congresso que determina que os conselhos municipais sejam ouvidos e haja debate antes que prefeituras e governos estaduais decidam fechar uma escola.
Outra meta do programa é levar internet e informatizar as escolas no campo. Hoje, 90% das escolas não têm acesso à internet. De acordo com o ministro, serão instalados laboratórios de informática em 20 mil escolas rurais e pontos de acesso à internet em 10 mil escolas até 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário