O que na verdade o Ministério Público Federal queria saber era se já se existiam projetos viáveis para funcionamento da Ilha do Fogo em caso de liberação do acesso da população. Sendo assim, o Comitê Popular de Defesa da Ilha do Fogo e do Rio São Francisco entrou em contato com a UNIVASF, IF-Sertão, Articulação São Francisco Vivo, Prefeitura Municipal de Petrolina, Prefeitura Municipal de Juazeiro e os reuniu com o Coletivo Amigos da Ilha e com a Secretaria de Turismo de Petrolina, que foi a entidade responsável para responder ao Ministério Público Federal.
Como resultado da reunião, foi elaborado o documento solicitado pelo Ministério Público Federal e também foi criado um Grupo de Trabalho (GT) com as instituições presentes para darem celeridade aos projetos já em andamento, como é o caso do “Museu do Ribeirinho”, projeto pertencente à UNIVASF assim como o projeto que a sociedade sanfranciscana vislumbra tanto, que é a instalação de um “memorial”, que servirá para abrigar o patrimônio que contará a história da navegação no Rio São Francisco, que poderá funcionar no antigo galpão, na Ilha do Fogo, da extinta FRANAVE – Companhia de Navegação do São Francisco. Além desses possíveis projetos serão avaliados diversos outros como o Parque da Serpente da Ilha do Fogo e os projetos do IF-Sertão, também para aquela Ilha.
O GT continuará se reunindo para dar andamento aos projetos e as prefeituras de Petrolina e Juazeiro continuarão integrando o Grupo para darem garantias de funcionamento à Ilha do Fogo, com urbanização, coleta de lixo, segurança (no tocantes às Guardas Municipais), iluminação pública, além da inserção da Ilha em eventos turísticos e culturais. Representaram as prefeituras de Petrolina e Juazeiro, os secretários Iuric Pires e Carmiária, respectivamente. “Caso a criação da Guarda Turística de Petrolina, que está em análise pelo prefeito Julio Lossio, seja aprovada, e que é um projeto da nossa secretaria, essa já será uma garantia: a presença de uma dupla de guardas turísticos na Ilha do Fogo”, informou o Secretário de Turismo de Petrolina, Iuric Pires Martins.
Jucinei Martins Ascom Comitê de Defesa da Ilha do Fogo e do Rio São Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário