sexta-feira, 25 de julho de 2014

CURAÇÁ É CONTEMPLADO COM EMBARCAÇÕES E NOVOS VEÍCULOS

Chegaram nessa quinta-feira (24) a Curaçá 12 embarcações cedidas ao Município pelo Governo Estadual da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Bahia Pesca, dentro do ‘Programa Renovar’, o qual visa proporcionar qualidade de vida aos pescadores e produtores dos municípios baianos, conforme explicou o Diretor Técnico da Bahia Pesca, Gilvan Lima. Além dos barcos, o Município ainda recebeu uma ambulância (por meio da Secretaria de Saúde - BA) e um veículo da marca Ranger (por meio da Secretaria de Agricultura - BA), que serão utilizados para melhor atender a população.

Os barcos foram recebidos com festa pelos pescadores e população em geral. Houve uma passeata nas ruas da Cidade, com a presença de Secretários Municipais: Luiz de Barros (Desenvolvimento Rural); Antônio Nilo (Infraestrutura); Josemário Brandão (Governo) e Juçaria Brandão (Ação Social), além do Prefeito Carlinhos Brandão e do Assessor de Gabinete da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), Jorge Figueiredo. Em seguida, os presentes se reuniram na Prefeitura Municipal, onde houve a assinatura do Termo de Concessão de Uso das embarcações, com validade de dois anos. “Após esse período haverá a doação definitiva. Esses barcos possuem oito metros, com capacidade para mil quilos e ainda vem com quite salvatagem. É importante citar que a Capitania dos Portos é quem vai dizer o que a CAR e a Bahia Pesca vão precisar colocar dentro dos barcos para a segurança dos pescadores”, explicou Gilvan, adiantando que os pescadores de Curaçá serão beneficiados também com uma capacitação e assistência técnica especializada.

As embarcações beneficiarão 36 famílias e foram destinadas à Associação de Pescadores e Aquicultores do Vale São Franciscano da Bahia – A158 (Apavasf) e à Colônia de Pescadores (Z-79). “Discutimos e chegamos à conclusão que seria adequada a doação de seis embarcações para a Colônia e seis para a Associação. Os presidentes farão o sorteio entre os pescadores e piscicultores, estabelecendo o melhor critério para participação no sorteio”, comentou Luiz Barros. O Presidente da Colônia, Charles André Souza, demonstrou satisfação. “Os barcos são fundamentais para os pescadores, pois proporcionarão uma condição de trabalho a mais”, disse. “Muitos deles não tem condições de comprar instrumentos de trabalho adequados e isso vai melhorar bastante”, ressaltou Renato Rosa dos Santos, membro da Apavasf. O Prefeito Carlinhos Brandão falou sobre os benefícios para Curaçá. “Ficamos muito agradecidos ao Governo Estadual pelos benefícios e a todos os nossos parceiros. As coisas só vão pra frente com muito esforço e posso dizer que temos nos empenhado. Vamos continuar correndo atrás de melhorias para o Município e fazendo mais para a nossa gente”, concluiu Brandão. 

Segundo informações do setor de Garagem Municipal, a ambulância já está em processo de legalização de trânsito para que venha a ser utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde. Já a Ranger está disponível para a Secretaria de Desenvolvimento Rural, com o objetivo de potencializar ações na agricultura familiar, de acordo com informações de Luiz Barros.

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário