quarta-feira, 9 de julho de 2014

ESCOLAS ESTADUAIS SE PREPARAM PARA RETORNO ÀS AULAS COM FOCO VOLTADO PARA O ENEM

Depois do recesso do meio do ano, que coincidiu com o período dos jogos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia dá as boas vindas a mais de um milhão de estudantes da rede estadual, que voltarão às aulas na próxima segunda-feira (14) para a continuidade do ano letivo 2014. Do ponto de vista pedagógico, professores e gestores focam, neste semestre, na intensificação da preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 8 e 9 de novembro.

Além do reforço em sala de aula e das orientações pedagógicas repassadas por professores, os estudantes participam de diferentes ações extracurriculares desenvolvidas nas escolas, como aulões de reforço, revisão e simulados. Para contribuir na preparação dos alunos, a secretaria também disponibiliza conteúdos digitais educacionais que complementam as aprendizagens na escola no Portal da Educação.

No Portal, é possível acessar, por exemplo, jogos e videoaulas, que apresentam diferentes assuntos abordados pelos professores em sala. A página também disponibiliza simulado, aulas de revisão e dicas do Professor Web. Já por meio do programa 'É Bom Saber', é possível ter acesso a conteúdos que tratam de questões como globalização, revolução tecnológica, catástrofes naturais e ainda assistir às aulas de física, química, literatura e matemática.

Ações nas escolas
Até o início de novembro, as escolas da rede irão se debruçar em estratégias para abordar as questões relacionadas ao Enem. Dentro do planejamento de atividades, os aulões serão direcionados aos estudantes do 3º ano, e os simulados aos alunos do 1º e 2º ano. No Colégio Estadual David Mendes Pereira, no bairro de Pau da Lima, em Salvador, por exemplo, o projeto 'Se Liga no Enem', iniciado em 2013, será reeditado com aulões especiais, com a participação de professores da unidade e convidados.

“Vamos dar continuidade aos sábados para contribuir na preparação dos nossos estudantes para o exame”, enfatiza o diretor Otacimar Souza Cardoso. O gestor conta que a unidade passou por uma reforma recente e já está pronta para o receptivo dos alunos. “A nossa escola está preparada para receber nossos estudantes”.

O Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, em Cajazeiras IV, da mesma forma, irá realizar, além dos aulões, aos sábados, um simulado na reta final da preparação. “Todos os anos realizamos um simulado, seguindo o modelo do Enem. Os estudantes fazem a prova em dois dias, e respeitamos a mesma carga horária e rituais, como o fechamento dos portões”, relata a diretora Firmina Azevedo.

Avaliação do ensino médio
O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova realizada pelo Ministério da Educação para avaliar a qualidade do ensino médio no país. Além disso, o resultado é utilizado para o acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A prova também é feita por pessoas com interesse em ganhar bolsa parcial ou integral em universidades particulares por meio do ProUni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário