sexta-feira, 18 de abril de 2014

Rio São Francisco é foco de dois seminários no mês de maio. Inscrições ainda estão abertas

Professores e pesquisadores da região estarão reunidos nos dias 5 e 6 de maio, no Complexo Multieventos, no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA) para o I Seminário Nacional de História Social e Ambiental do Rio São Francisco: Petrolina e Juazeiro. O evento que é promovido pelo IF Sertão PE, sob coordenação da professora Edvânia Granja, conta com parceria da Univasf e de outras instituições de ensino superior locais, como a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade de Pernambuco (UPE) e faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina (Facape). Em sua primeira edição, o evento se integra ao IV Seminário Itinerante Franco-Brasileiro “A Cidade e os Rios na História do Brasil: Rio São Francisco”, que este ano aportará no Vale do São Francisco, interagindo com a comunidade cientifica local, em torno das discussões sobre o “Velho Chico”. As inscrições para todas as atividades são gratuitas e estarão abertas até o dia 25 de abril. 

Além de reunir renomados pesquisadores, a variedade temática é outro destaque, e reforça a concepção multidisciplinar do evento, dando margem a linhas de abordagens já consolidadas e perspectivas para novos estudos na área, releituras e reflexões teóricas. A programação científica envolve diferentes formatos de apresentação, englobando conferências, mesas redondas e debates sobre o Rio São Francisco, contextualizando-o no seu percurso histórico, social, humano, geográfico, e os respectivos impactos sobre o ambiente. “A proposta são discussões que tentam pensar a questão ambiental, a partir da dimensão humana, da história, da geografia, da cultura, do valor social e de outros valores simbólicos, e não só o econômico”, ressalta Marcelo Ribeiro, professor da Univasf e membro da comissão organizadora do evento. 

As exposições contemplam mais de 20 títulos de debates. Na abertura, o foco será a conferência “História social, ambiental dos rios e cidades – o caso do Rio São Francisco e das cidades de Remanso e Pilão Arcado, tema que será proferido por Gercinair Gandara, professor da universidade Estadual de Goiás (UEG) e líder de grupos de pesquisa na área ambiental. Para o segundo e último dia do seminário estão programadas as seguintes mesas: Pesquisas do Sertão do São Francisco; História dos Rios e das Cidades – perspectivas transnacionais e ambientais; Rios e cidades: Patrimônio cultural e ambiental. A conferência de encerramento será com Laurent Vidal, da Université de La Rochelle, e Hervé Théry, professor visitante da Universidade de São Paulo (USP) com as palestras “O Rio São Francisco, um rio de muitas esperanças e “O Rio São Francisco e o Brasil. A programação completa e inscrições estão disponíveis no site do evento. Acesse Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário