terça-feira, 15 de abril de 2014

CASA NOVA BA: SETOR DE EDEMIAS ALERTA POPULAÇÃO PARA PREVENÇÃO E RISCO DE DENGUE NA CIDADE

A Prefeitura Municipal de Casa Nova no norte da Bahia, através da Secretaria de Saúde, alerta toda a população do município para o risco de proliferação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, principalmente neste período que as chuvas estão ocorrendo com maior frequência e intensidade.

Para prevenir a possível epidemia, o coordenador de Endemias de Casa Nova, José Almeida garante que está sendo elaborada uma ação intersetorial, envolvendo todos os setores do município. “Estamos realizando diariamente um trabalho permanente de prevenção e orientação da população, com a manutenção de visitas educativas às residências e de eliminação de possíveis focos, mesmo assim existe uma preocupação porque algumas pessoas não estão colaborando com o trabalho dos agentes, é preciso evitar recipientes que possibilitem o acúmulo de água nos quintais das residências, comércio e terrenos baldios, como latas, copos, sacolas, garrafas”, alerta o coordenador de Endemias.

Diante da situação, Almeida pede maior interação da população e destaca que o trabalho conjunto entre a comunidade e os agentes de endemias é fundamental para o controle da doença. “Estamos em período de chuvas e já passamos por uma grande estiagem, o que ajudou no índice diminuído, mas agora com as chuvas a população tem que estar alerta quanto à água parada em casa, para que o mosquito não encontre ambiente para se reproduzir, água parada é chamativa para reprodução do mosquito, e consequentemente o risco do aumento da doença é maior”.

José ainda alertou que as pessoas que estiverem sentindo algum sintoma da dengue que, não tome nenhum medicamento sem a devida orientação medica, pois é necessário que o paciente passe por todos os exames necessários para constatar a doença, e a partir daí iniciar seu tratamento. “É importante que qualquer pessoa ao sentir os primeiros sintomas da doença procure imediatamente atendimento médico especializado em uma das unidades de saúde de Casa Nova, ou no hospital para ficar em observação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário