segunda-feira, 18 de junho de 2012

TRABALHADORES SÃO ORIENTADOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DA SAÚDE NO AMBIENTE DE TRABALHO EM PETROLINA

Funcionários da Sanvale Gestão Ambiental participaram na última sexta-feira (15) de uma atividade educativa coordenada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e por estudantes do curso de Fisioterapia da Universidade de Pernambuco (UPE). A ação teve como foco orientar os trabalhadores sobre a importância de manter a qualidade de vida no ambiente de trabalho para prevenir doenças.
Durante a atividade, os estudantes falaram sobre os danos causados pelo sedentarismo, as lesões causadas por esforço repetitivo (LER) adquiridas no ambiente de trabalho, as maneiras de evitá-las e fizeram a demonstração de alguns exercícios de alongamento. “Discutimos com os trabalhadores o que eles precisam fazer para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho e prevenir essas lesões. Hoje, estamos concentrados na Atenção Primária, voltados para a questão da prevenção de doenças e promoção da saúde”, explicou a professora do curso de Fisioterapia, Denise Brito Nunes, afirmando que a ginástica laboral é um dos principais instrumentos para evitar o surgimento de lesões causadas pela rotina de trabalho.
“Estamos consolidando as ações do CEREST, de modo a garantir a prevenção de doenças, a proteção e a promoção da saúde do trabalhador, buscando parcerias com outras instituições, a exemplo da UPE. Assim, podemos conscientizar o trabalhador para que ele tenha qualidade de vida e que o CEREST está pronto para orientá-lo, bem como atender e acompanhar as doenças ocupacionais como uma das atividades do seu cotidiano”, relatou a coordenadora do serviço, Edna Carvalho, que recebeu os agradecimentos dos funcionários após a atividade. “Essa atividade foi muito importante porque aprendemos que nós precisamos nos cuidar para evitar doenças que possam comprometer o exercício do nosso trabalho no futuro”, afirmou o gerente de meio ambiente da Sanvale, Ivisson Cavalcante.
Eneida Trindade/Secom-PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário