terça-feira, 29 de maio de 2012

Governador Jaques Wagner e Banco do Nordeste assinam, amanhã (30), acordos de cooperação ligados ao Pronaf

O governador Jaques Wagner assina amanhã (30) dois acordos de cooperação com o Banco do Nordeste (BNB) com o objetivo de potencializar o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar no Estado. A solenidade ocorrerá às 18 horas, durante o Seminário Internacional de Microfinanças, no Hotel Matiz (Rua Dr. José Peroba, 244).
 O primeiro convênio visa identificar, entre os beneficiários do Projeto Trilhas, desenvolvido pelo Governo Baiano, jovens de 18 a 29 anos, filhos de beneficiários do Pronaf, que tenham interesse em obter financiamento no âmbito do Pronaf-Jovem.  Eles receberão crédito e capacitação, além de assessoria técnica e extensão rural. O segundo tem como objetivo a integração das políticas públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e o crédito no âmbito do Pronaf, visando à sustentabilidade socioambiental e econômica das unidades familiares atendidas. As ações serão implantadas em todo o Estado, beneficiando agricultores familiares, detentores da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), suas associações e cooperativas e beneficiários do Programa Vida Melhor.
 O Pronaf-Jovem atende jovens agricultores familiares com faixa etária entre 16 e 29 anos, oferecendo crédito até o limite de R$7 mil, com taxa de juros de 1% ao ano. O prazo para reembolso é de até dez anos, incluindo cinco anos de carência, quando a atividade assistida requerer esse prazo e o projeto técnico comprovar a sua necessidade ou três anos de carência, nos demais casos.
O seminário, promovido pelo BNB, que vai até a próxima sexta-feira, tem por objetivo discutir o assunto com especialistas e representantes de instituições nacionais e do exterior que desenvolvem atividades relacionadas ao microcrédito produtivo.  Estarão participando do evento os ministros da Integração Nacional e Desenvolvimento Agrário, Fernando Bezerra e Pepe Vargas, respectivamente, o presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Santiago, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Central do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Associação Latino Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (ALIDE).
ASSESSORIA DE IMPRENSA DO GOVERNADOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário