sexta-feira, 25 de maio de 2012

EBDA TESTA NOVAS VARIEDADES DE CEBOLA NO VALE DO SÃO FRANCISCO

Com a perspectiva de aumentar em 300% a produção de cebola no Vale do São Francisco, região de Juazeiro, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) está avaliando novos cultivares híbridas de cebola, de forma qualitativa e quantitativa, no sistema de irrigação por gotejamento sob dois níveis de nitrogênio. O pesquisador da gerência regional da EBDA, em Juazeiro, George Libório, é o responsável pelos experimentos que acontecem na estação Experimental de Mandacaru, onde a empresa, que é um órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), mantém uma unidade de pesquisa.

Libório explica que a região é a segunda maior produtora de cebola do país, com uma produtividade de 20 toneladas por hectare, com o sistema convencional por sulcos. “Se for utilizada a irrigação por gotejamento e as variedades que já estão sendo testadas, a produtividade subirá facilmente para 60 toneladas por hectare”, garante. As variedades selecionadas para as pesquisas são: Andromeda, Alfa São Francisco, Lambada, Luana e Valeouro IPA11, essa última, bastante tradicional na região, sendo utilizada por 95% dos produtores do Vale do São Francisco, porém com o sistema de irrigação convencional, por sulcos. Com exceção da Alfa São Francisco, todas as outras variedades são resultados de trabalho de pesquisa desenvolvidos pela EBDA.

O pesquisador afirma que o sistema por gotejamento já é uma realidade. Com o sistema é possível economizar nos períodos de produção, de cinco a sete vezes mais água, em comparação ao sistema convencional. “O sistema por gotejamento contribui com a preservação do meio ambiente, seja por usar de forma racional a água, seja por proporcionar a utilização reduzida de defensivos. O que estamos testando agora, com essas variedades, é quanto podem produzir, no clima do Vale do São Francisco, utilizando o gotejamento,” explicou Libório.

O gerente Regional da EBDA em Juazeiro, Osvaldo Lopes, destaca que em pesquisas recentes foram realizados testes com outros cultivares de cebola, a exemplo da Alfa São Francisco, desenvolvida pela Embrapa. “Com os resultados alcançados no ano passado, com a Alfa São Francisco, estamos direcionando os testes para a utilização de níveis de nitrogênio, manejo da água e a capacitação dos agricultores familiares para operar o sistema de irrigação por gotejamento. A EBDA estará disponibilizando seus técnicos para a assistência técnica, sem nenhum custo para o produtor,” garantiu o gerente.

Um comentário:

  1. O Blog do Zé Carlos Borges coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

    Você também pode nos ajudar a moderar comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão: para isso, envie um e-mail para
    Zecarlosborges@hotmail.com

    ResponderExcluir