sexta-feira, 2 de março de 2012

'SAÚDE EM MOVIMENTO' REALIZA MAMOGRAFIAS EM MIGUEL CALMON E IRAQUARA

O Saúde em Movimento – Rastreamento de Câncer de Mama vai atender as moradoras do município de Miguel Calmon a partir de 5 de março, com expectativa de beneficiar 2037 mulheres, da faixa etária de 50 a 69 anos. O anúncio foi feito pelo secretário da Saúde, Jorge Solla, que esteve na cidade na quinta-feira (1º).
Solla explicou que a ação conta com três etapas, sendo a primeira de mamografia; a segunda vai ocorrer caso haja suspeita de nódulo na mama, quando a paciente será encaminhada a uma unidade especializada de oncologia para realizar exames confirmatórios, como ultrassonografia. A terceira etapa será após confirmação do resultado positivo da doença, quando as mulheres serão encaminhadas para realizar o tratamento especializado, entre estes, quimioterapia, radioterapia. “Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor é a capacidade de resposta ao tratamento. A ideia é reduzir o risco de as mulheres desenvolverem essa doença que preocupa” disse.
O programa já atende, desde o dia 27 de fevereiro, as mulheres de Iraquara. No município, a ação segue até 3 de março, e deve beneficiar cerca de 1535 moradoras.
Caps de Luís Eduardo Magalhães
Também na quinta-feira (1º), foi inaugurado em Luís Eduardo Magalhães o primeiro Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS I) do município, para garantir o atendimento às pessoas que sofrem com transtornos mentais. O secretário Jorge Solla destacou que o número de CAPS na Bahia, em cinco anos, aumentou de 80 para 184. "Um serviço como esse, faz com que as pessoas que tenham problemas de saúde mental possam ser acolhidas e passem por tratamento para voltar à sua vida produtiva", disse Solla.
O CAPS, que leva o nome Gislaine Gado, realizará de 20 a 30 procedimentos por dia. Os atendimentos poderão ser individuais ou em grupo, a depender do projeto terapêutico destinado a cada paciente.
Gestão da Santa Casa de Miguel Calmon
A Secretaria da Saúde firmou um contrato com o Hospital Português para a gestão da Santa Casa de Misericórdia de Miguel Calmon. Com a assinatura do documento, também na quinta-feira (1º), no valor de cerca de R$3,5 milhões anuais, o Hospital Português passa a fazer a gestão do Hospital Padre Paulo Felber. “Além de disponibilizar 80 leitos, a unidade realizará cirurgias eletivas de hérnia e também em especialidades como otorrinolaringologia, ginecologia e clínica geral”, afirmou o secretário Jorge Solla.
A unidade conta com emergência 24h e também com atendimento ambulatorial em especialidades como clínica geral, cardiologia, pediatria, ginecologia e gastroenterologia. O hospital também tem capacidade para realizar exames de imagem como tomografia, ultrassonografia e mamografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário